sábado, 30 de agosto de 2008

Manipulação na Copa de 2006?

A vitória do Brasil por 3 a 0 sobre Gana nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006 teria sido objeto de manipulação por apostadores asiáticos, de acordo com reportagem da revista alemã Der Spiegel.

Segundo a matéria, os apostadores teriam investido uma alta quantia de dinheiro em uma vitória brasileira por mais de dois gols de diferença. Para isso, teriam feito contato com um jogador da seleção de Gana para que servisse de intermediário.

O resultado classificou o Brasil para as quartas-de-final, em que perdeu para a França por 1 a 0. Em um jogo que teve mais finalizações por parte de Gana (23 a 12), o Brasil foi mais objetivo no contra-ataque e, no segundo gol, Adriano marcou em impedimento.

As informações da suposta manipulação foram apuradas após investigação do jornalista canadense Declan Hill, autor de um livro sobre a influência das apostas no mundo do esporte. Tanto o livro quanto a revista só deverão ser publicados durante a semana.

Hill revela também que duas partidas do Campeonato Alemão 2004/2005 tiveram o mesmo tipo de influência, desta vez por conta de um apostador da Malásia, William Bee Wah Lim, condenado a dois anos de prisão na Alemanha devido a tentativas de manipulação no esporte.

O futebol alemão viveu uma de suas piores crises justamente em 2004, quando o árbitro Robert Hoyzer admitiu ter cobrado 70 mil euros (cerca de 180 mil reais) para influir em resultados de 23 jogos. No ano seguinte, no Campeonato Brasileiro, viria à tona o caso de Edílson Pereira de Carvalho, árbitro que também confessou envolvimento com apostadores.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/08/30/ult59u169068.jhtm

Não duvido que seja verdade.Atualmente futebol é sinonimo de dinheiro, principalmente para dirigentes e os próprios jogadores. E analisando a partida com mais cuidado pode-se perceber que os tres gols brasileiros saíram em jogada de linha de impedimento falha por parte dos ganeses.
Ultimamente andam se levantando suspeitas sobre partidas arranjadas. Dizem por ai que a Copa de 1978 teve dedo externo.Não duvido, a Argentina vivia uma ditadura e se classificou devido a uma goleada de 6x0 sobre o Peru de um goleiro argentino. Ainad foi dito que as copas de 1966 e 1974 foram armadas contra o Brasil.
No Brasil, em 2005 o próprio Edilson de Carvalho foi banido pois assumiu que arrumava jogos. E o título foi para o Corinthians. Armação e suborno já causou rebaixamento de grandes times, como o Olympique de Marseille, em 1993 e a Juventus, em 2006.

Infelizmente esses fatos estão ligado ao futebol, pois é um esporte que dá lucro. E todos o querem.

Um comentário:

speed.king.thrasher disse...

é mesmo, os ganeses nesse jogo foram muito grosos, c bem que tbm ñ foram lá grandes finalizadores nos outros jogos se bem m lembro.

além dessas q vc citou dizem tbm q teve mao amiga na copa de 2002, as tretas da Coréia nos jogos contra a Italia e a Espanha. Ainda bem q eles ficaram em 4!

belo post!