sábado, 23 de agosto de 2008

Brasil: Potência nos anos 90 - parte I

Os anos 90 foram os mais gloriosos para o futebol brasileiro, tanto no contexto Sul americano quanto no contexto mundial.

Ano ano, vamos analisar o desempenho do Brasil nas principais competições.

1990: Em 1990, o Campeonato Brasileiro teve pela primeira vez o Corinthians como vencedor. Porém na Copa do Mundo da Itália a Seleção Canarinha sob o comando de Lazaroni não foi tão bem e fomos desclassificados logo nas oitavas de final, quando a Argentina de Caniggia marcou e nos mandou de volta pra casa. Mais tarde os argentinos seriam vice-campeões do mundo, perdendo para a Alemanha com gol de pênalti já no final do jogo. Foi também a primeira final de Copa que teve jogadores expulsos, com 2 argentinos indo para o chuveiro mais cedo. A próxima vez que isso aconteceria seria apenas em 2006, no famoso episódio Zidane-Materazzi.
Porém quem levou a Taça Libertadores da América foi o Olímpia, do Paraguai, que bateu o Barcelona de Guayaquil, na final.
Porem o Olímpia teve vantagem, já que deveria enfrentar uma equipe do grupo 2 nas oitavas de final, porém como não teve grupo 2 (Os clubes colombianos que deveriam integrar este grupo foram suspensos, pois o campeonato nacional de 89 não foi realizado) e avançou diretamente às quartas de final. O Brasil teve como representantes o Vasco e o Grêmio. Eles disputaram o grupo grupo 5, contra os times paraguaios Cerro Porteño e o futuro campeão Olímpico. O Vasco da Gama se classificou em 3º colocado no grupo (Naquela época se classificavam 3). O Grêmio foi lanterna e deixou a competição ainda na primeira fase.
O Vasco ganhou sobrevida e enfrentou o Colo-Colo, tradicional time chileno nas quartas de final. Após dois empates, por 0x0 no Rio e 3x3 em Santiago, o Vasco derrotou os chilenos no pênaltis, por 5x4.
Porém nas quartas de final o clube carioca não conseguiu o mesmo desempenho. Enfrentou o Atlético Nacional da Colombia. Segurou o empate em casa, porém perdeu fora e ficou com a 6ª colocação no geral.
O Olímpia foi derrotado no mundial pelo Milan, por 3x0

1991: O ano de 1991 marcou o título brasileiro do São Paulo sobre o Bragantino, clube do interior de São Paulo que vinha de um titulo paulista em cima do Novo Horizontino, em 1990. Era dirigido por um então desconhecido Vanderley Luxemburgo.
Na Libertadores da América, o Brasil foi representado por Flamengo (Campeão da Copa do Brasil) e Corinthians (Campeão Brasileiro), porém não obtiveram grande sucesso na Libertadores.
Na fase de grupos, o confronto foi Brasil x Uruguai. Integravam o grupo junto aos brasileiros os uruguaios Nacional e Bella Vista. Sem mais problemas, passaram para a próxima fase Flamengo, Nacional e Corinthians.
Nas oitavas de final, o Flamengo enfrentou o Deportivo Táchira da Venezuela, e passou sem problemas. Vitória por 3x2 na Venezuela e 5x0 no Rio de Janeiro, classificando-se assim para as quartas de final.
O Corinthians não teve a mesma sorte, e enfrentou o Boca Juniors. Em Buenos Aires, 3x1 para os Xeneizes, e em São Paulo 1x1. Adeus para o Corinthians, que na classificação geral ficou em 11º lugar.
Nas quartas de final, o Flamengo teve uma parada dura: O carrasco do Corinthians, Boca Juniors, e já naquela época eliminava brasileiros. Os únicos times que conseguiram o eliminar em uma Libertadores da América foram o Santos de Pelé, em 1963 e o Fluminense, em 2008. O rubro-negro conseguiu uma boa vitória em sua casa, por 2x1 e mantinha esperanças de um segundo título continental, porém na Bombonera, o Boca Juniors conseguiu uma boa goleada por 3x0 e eliminou os brasileiros. Na semifinal, porém, os argentinos sofreram um revés, para o Colo-Colo. Após vencerem por 1x0 na Argentina, levaram 3x1 e foram eliminados.
Na final, os chilenos que haviam chegado nas oitvas de final em 1990 venceram os atuais campeões, o Olímpia, após empate no Paraguai e vitória por 3x0 no Chile.
Porém, no mundial não apresentaram a mesma competencia e perderam para o Estrela Vermelha de Belgrado, por 3x0. Foi o ultimo título europeu de um time da Cortina de Ferro. Porém, em 2005 e nessa temporada, clubes russos venceram a Copa da Uefa.

É isso aí, depois continuo com as 3 finais consecutivas do São Paulo e o título do Grêmio em 1995

Nenhum comentário: