Meio do ano para nós do hemisfério sul, porém no norte isso significa verão e início da temporada futebolística européia.
E como não poderia faltar, a Copa dos Campeões teve definições nesta quarta feira. Como acontece por aqui, na Libertadores, há fases preliminares, porém ao contrário do nosso continental, Onde há apenas umafase com 8 times, que na verdade serve por mera formalidade, já que um time meia-boca dos países subdesenvolvidos da América do Sul, como Peru e Bolívia nunca farão frente aos classificados à repescagem de Argentina, Brasil e México.
Na Uefa, são feitas 4 eliminatórias, pois o número de países é maior. Primeiro se enfrentam países de nível "C", como San Marino, Belarus e Bósnia. E assim vão em mata-mata até se encontrarem com os classificados de países como Alemanha, Espanha e Inglaterra, que normalmente não têm muita dificuldade para superarem os rivais.
Na última fase qualificatória, que terminou hoje, se classificaram para a fase de grupos:
Anorthosis Famagusta, do Chipre, que eliminou o relativamente tradicional Olympiakos, da Grécia, após vitória por 3x0 em casa. Perdeu na Grécia por 1x0.
Basel, da Suíça eliminou o Vitória de Guimarães, de Portugal.
Shaktar Donetsk, time ucraniano que vêm marcando presença nas ultimas edições eliminou o croata Dinamo Zagreb.
Atlético de Madri, de Agüero, carrasco brasileiro nas olímpiadas eliminou o Schalke 04, da Alemanha.
Aalborg, da Dinamarca eliminou o lituano Kaunas, assim como o BATE de Belarus tirou o Levski Sofia, da Bulgaria.
Times tradicionais também cumpriram sua parte: O Barcelona tirou os poloneses do Wisla Krakow, o Liverpool eliminou de forma dramática o Standard Liege, da Bélgica, o Arsenal goleou os holandeses do Twente, assim como a Juve voltou à principal competição européia após eliminar os eslovacos do Artmedia, o Marseille eliminou o Brann, da Noruega.
Da antiga cortina de ferro garantiram vaga o Dinamo de Kiev (eliminou o Spartak, da Russia) e o Steaua Buçaresti (da romenia, chegou ao título em 1986, eliminou o Galatasaray).
Também garantiram vaga a Fiorentina, que bateu o Slavia Prague e o Panathinaikos, da Grécia.
Sendo assim, a fase de grupos da Liga dos Campeões temporada 2008/09 fica com:
Manchester United (defendendo o título), Chelsea, Liverpool, Barcelona, Arsenal, Lyon, Internazionale, Real Madrid, Bayern, PSV Eindhoven, Roma, Sporting, Porto, Villareal, Juventus, Werder Bremen, Marseille, Zenit St. Petesburg, Steaua Bucareste, Panathinaikos, Bordeaux, Celtic, Basel, Fenerbahçe, Shaktar Donetsk, Fiorentina, BATE, Anorthosis Famagusta, Aalborg, CFR Cluj, Atlético de Madri e Dinamo de Kiev.
Inglaterra, Espanha e Itália são os países com maior numero de representantes, 4.
Em seguida vêm França, com 3, Alemanha, Portugal, Romenia e Ucrania com 2 cada.
Completando, com um unico representante, Holanda, Chipre, Belarus, Escócia, Turquia, Rússia, Grécia, Dinamarca e Suíça.
O sorteio dos grupos será feito em Monaco, dia 28 de Agosto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário