sábado, 30 de agosto de 2008

Manipulação na Copa de 2006?

A vitória do Brasil por 3 a 0 sobre Gana nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006 teria sido objeto de manipulação por apostadores asiáticos, de acordo com reportagem da revista alemã Der Spiegel.

Segundo a matéria, os apostadores teriam investido uma alta quantia de dinheiro em uma vitória brasileira por mais de dois gols de diferença. Para isso, teriam feito contato com um jogador da seleção de Gana para que servisse de intermediário.

O resultado classificou o Brasil para as quartas-de-final, em que perdeu para a França por 1 a 0. Em um jogo que teve mais finalizações por parte de Gana (23 a 12), o Brasil foi mais objetivo no contra-ataque e, no segundo gol, Adriano marcou em impedimento.

As informações da suposta manipulação foram apuradas após investigação do jornalista canadense Declan Hill, autor de um livro sobre a influência das apostas no mundo do esporte. Tanto o livro quanto a revista só deverão ser publicados durante a semana.

Hill revela também que duas partidas do Campeonato Alemão 2004/2005 tiveram o mesmo tipo de influência, desta vez por conta de um apostador da Malásia, William Bee Wah Lim, condenado a dois anos de prisão na Alemanha devido a tentativas de manipulação no esporte.

O futebol alemão viveu uma de suas piores crises justamente em 2004, quando o árbitro Robert Hoyzer admitiu ter cobrado 70 mil euros (cerca de 180 mil reais) para influir em resultados de 23 jogos. No ano seguinte, no Campeonato Brasileiro, viria à tona o caso de Edílson Pereira de Carvalho, árbitro que também confessou envolvimento com apostadores.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/08/30/ult59u169068.jhtm

Não duvido que seja verdade.Atualmente futebol é sinonimo de dinheiro, principalmente para dirigentes e os próprios jogadores. E analisando a partida com mais cuidado pode-se perceber que os tres gols brasileiros saíram em jogada de linha de impedimento falha por parte dos ganeses.
Ultimamente andam se levantando suspeitas sobre partidas arranjadas. Dizem por ai que a Copa de 1978 teve dedo externo.Não duvido, a Argentina vivia uma ditadura e se classificou devido a uma goleada de 6x0 sobre o Peru de um goleiro argentino. Ainad foi dito que as copas de 1966 e 1974 foram armadas contra o Brasil.
No Brasil, em 2005 o próprio Edilson de Carvalho foi banido pois assumiu que arrumava jogos. E o título foi para o Corinthians. Armação e suborno já causou rebaixamento de grandes times, como o Olympique de Marseille, em 1993 e a Juventus, em 2006.

Infelizmente esses fatos estão ligado ao futebol, pois é um esporte que dá lucro. E todos o querem.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Nilmar dentro, Sóbis fora

O técnico da seleção brasileira confirmou hoje o corte do ex-Colorado e atual Bétis Rafael Sóbis, por motivo de lesão. Sendo assim, quem herda a vaga é o atual Colorado Nilmar, que irá defender a seleção nacional nos jogos dos dias 7 e 10 de setembro, contra Chile e Bolívia, respectivamente, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da África, de 2010.

Nilmar merecia uma vaga desde antes de sofrer suas lesões, quando ainda jogava pelo Corinthians. É um excelente jogador e peça chave deste time do Internacional, que também tem Alex, merecedor de uma vaga na seleção.

Lembrando que um tropeço diante de qualquer um desses times provavelmente custará a cabeça do técnico Dunga

Aloísio deixa São Paulo; Thiago e Sorín chegam ao Cruzeiro

Hoje dois grandes clubes do futebol brasileiro se envolveram em negociações.

Em São Paulo, o São Paulo anunciou a venda do atacante Aloísio, 33 anos, por 1 milhão de (petro)dólares para o Al-Rayyan, clube de Paulo Autuori do Catar, que perdeu também hoje o ex-São Paulino Thiago Ribeiro para o Cruzeiro. O clube mineiro procurava um atacante para substiuir o boliviano Marcelo Moreno, que deixou o clube no começo do campeonato, se transferindo para o Shatkar Donetsk, da Ucrânia. A raposa também anunciou a volta do lateral-esquerdo Sorín, que vêm se tratar no clube e só deve jogar mesmo ano que vem.
Sorín apareceu no River Plate, e teve sua primeira pasasgem pelo clube mineiro em 2000, onde se tornou ídolo. Deixou a equipe em 2002, 1 ano antes daquele super-time da tríplice coroa de 2003. Jogou por Barcelona e Paris Saint-Germain, antes de retornar ao clube em Setembro de 2004. Ficou apenas por 2 meses e voltou à Europa, onde defendeu Villareal e Hamburgo, último clube do argentino antes da volta ao Cruzeiro.

Zenit campeão da Supercopa


O tradicional torneio de início de temporada europeu aconteceu hoje, em Monaco, palco do sorteio da fase de grupos da Uefa Champions League temporada 2008/09. A supercopa envolve o vencedor da Copa dos Campeões e da Copa da Uefa do ano anterior. O mesmo acontece por aqui, porém sem o mesmo prestigio.
Na decisão deste ano, o Manchester United, campeão da Uefa Champions, na final em que derrotou o Chelsea nos pênaltis enfrentou o Zenit St. Petesburg, que venceu a copa da Uefa em decisão contra o Glasgow Rangers. E perdeu.

O jogo começou monótono, o Zenit tentando se impor e o Manchester mais recuado. O Manchester conseguiu equilibrar a partida no primeiro tempo, porém no final da primeira etapa os russos voltaram a se impor e inauguraram o placar do Louis II, com Pogrebnyak, de cabeça, aos 43 minutos. No segundo tempo o jogo ganhou certa emoção, com o Manchster atacando e tendo como seu principal homem o já conhecido dos brasileiros Carlitos Tevez. Mas quem acabou marcando foi o Zenit, após jogada individual de Danny, que avançou do meio de campo, driblou Ferdinand e chutou forte. O experiente goleiro holandes do Manchester não conseguiu evitar o gol.
O Manchester chegou ao empate aos 27 minutos de jogo. Em jogada de Rooney, Tevez ajeitou e o sérvio Vidic fez o primeiro para os Red Devils, que quase empataram em chances aos 39 e aos 44 minutos, porém não conseguiram o tento de empate e o título ficou com um time russo pela primeira vez, pois na outra vez em que um russo disputou a supercopa, em 2005, o CSKA foi derrotado pelo Liverpool por 3x1.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Grupos da Champions League

Foram sorteados hoje em Monaco os grupos da Uefa Champions League temporada 2008/09. O principal torneio europeu contará com os seguintes grupos:

A: Chelsea-ING, Roma-ITA, Bordeaux-FRA, Cluj-ROM

Desse grupo acredito no Chelsea de Felipão e na Roma. O Bordeaux corre por fora e o Cluj compõe o grupo.

B: Internazionale-ITA, Werder Bremen-ALE, Panathinaikos-GRE, Anorthosis-CYP

Inter e Bremen não devem encontrar dificuldades para avançarem na competição, já que Panathinaikos não é um excelente time e o Anorthosis vem do Chipre, país sem tradição alguma

C: Barcelona-ESP, Basel-SUI, Shaktar Donetsk-UCR, Sporting-POR

Um grupo bastante equilibrado, a meu ver com Barcelona lá e Sporting quase. Shaktar não deve ter time para superar os portugueses, porém não podemos destacar os Suiços, que podem ser uma boa surpresa

D: Liverpool-ING, Marseille-FRA, PSV-HOL, Atlético-ESP

O grupo mais equilibrado da competição. O Liverpool foi semifinalista de 3 das quatro ultimas edições e finalista em 2 oportunidades, além de ter sido campeão em 2005. O Marseille fora campeão em 1992, porem destituido devido a crise de corrupção. O PSV conseguiu título na decada de 88 e o Atlético quer voltar a ser grande. Boa disputa, com Liverpool e Atlético na frente

E: Manchester-ING, Villareal-ESP, Aalborg-DIN, Celtic-ESC

Mais uma vez um clássico britanico na Uefa Champions, fato que ocorreu também na edição de 2006/07. O Villareal na temporada de 05/06 chegou às semifinais e só foi eliminado pelo Arsenal porque Riquelme perdeu o penalti que daria a vaga na final ao time. o Celtic sagrou-se campeão da Uefa em 1967 e o Manchester defende o titulo e vai em busca do quarto titulo. Venceu em 68, 99 e 08. A briga pela segunda colocação do grupo vai ser boa

F: Lyon-FRA, Bayern-ALE, Steaua Bucareste-ROM, Fiorentina-ITA

Vantagem para o Bayern e para o Lyon. O Steaua, campeão em 1986 não tem grandes pretensões, já que não é mais bancado pelo governo Soviético. O Bayern foi tri-campeão entre 1974 e 1976. Venceu sua ultima UCL em 2001. Lyon tenta, mas só passa da primeira fase. Não tem um time forte a nivel europeu. Prova que o campeonato frances é ruim.

G: Arsenal-ING, Fenerbahce-TUR, Porto-POR, Dinamo-UCR

Arsenal vai em busca de seu primeiro título e deve superar os rivais na primeira fase. O Porto ainda corre o risco de ser excluído da competição. Se não for deve acompanhar o Arsenal avançando para a proxima fase

H: Real Madrid-ESP, Juventus-ITA, Zenit-RUS, BATE-BEL

Real Madrid, maior vencedor da Copa dos Campeões tenta vencer mais uma vez. A ultima conquista foi em 2002, sobre o Bayer Leverkusen. A Juventus volta a Uefa após o rebaixamento e a perda de dois titulos italianos. Zenit tenta surpreender após o titulo da copa da Uefa. Real Madrid e Juventus fizeram a final da Copa dos Campeões em 1998, com vitória madrilenha.

Atléticos em situações opostas

Ontem aconteceram as primeiras eliminações brasileiras da Copa Sul-Americana de 2008.

No Morumbi, errei meu palpite. Havia dito que a garotada do São Paulo passaria facil pelo fraco Atlético Paranaense. Porém o que se viu em campo foi diferente. Tudo bem que o jogo não foi o melhor de todos os tempos, e a primeira chance só veio com Sérgio Mota, em chute de fora da área. O Atlético chegou com Pedro Oldoni, que apenas recuou para Rogério. No final do primeiro tempo, a partida ameaçou esquentar, mas ficou na ameaça. Na volta do segundo tempo, o jogo começou razoavelmente melhor, com o São Paulo tentando a primeira chance, logo ao primeiro minuto. Sem gols nos 90 minutos, a partida foi para os penaltis.
Rogério Ceni abriu o placar para o São Paulo, com gol da famosa "paradinha", que matou o goleiro Vinicius. Parecia que o Tricolor avançaria, pois Alan Bahia perdeu sua cobrança.
Porém Juninho tambem disperdiçou sua cobrança e o Atlético empatou com Antonio Carlos. O São Paulo voltou a marcar com Sérgio Mota e o Atlético empatou com o zagueiro Danilo. O jovem Oscar não teve tanta sorte e disperdiçou sua cobrança, o que fez com que o Atletico passasse a frente, pois Fernando marcou. Na ultima cobrança, Bruno ainda marcou e deu esperanças ao Tricolor, que logo acabaram, já que Pedro Oldoni marcou e colocou o Atlético nas oitavas de final, contra provavelmente o Chivas, do México.

No outro jogo da noite, mais uma vez Botafogo e Atlético-MG se enfrentam em uma eliminatória. ano passado, pela Copa do Brasil deu Botafogo, e desta vez não foi diferente. Mesmo com as primeiras chances do Atlético, o Botafogo soube aproveitar as suas e saiu na frente com Lucio Flavio, que repetiu a dose mais tarde, botando o Alvi-negro carioca na frente por 2 gols e já eliminando os mineiros, que precisariam fazer 6 gols para obterem sua classificação. Porém quem voltou a marcar foi o Botafogo, logo no primeiro minuto do segundo tempo, com Zé Carlos. Lenílson ainda diminuiu, mas viu o Botafogo marcar o quarto e chegar perto do quinto em um pênalti que Gil mandou para fora. Lenilson ainda marcou denovo, entretando em uma cobrança de escanteio Leandro Almeida fez contra e fechou o placar: 5x2 para o Botafogo, que agora enfrenta o Deportivo Quito nas oitavas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Definição das vagas brasileiras na Sul-americana

Hoje serão definidas duas das 4 vagas de times brasileiros na segunda competição internacional mais importante da América.

No Morumbi o time reserva do São Paulo joga contra o Atlético paranaense, que vê na Sul-Americana uma chance de amenizar os animos por causa da pífia campanha no Brasileirão, em que ocupa a 16ª posição, beirando a zona do rebaixamento. O São Paulo não deve ter problemas para eliminar os paranaenses. O primeiro jogo, em Curitiba acabou em 0x0

O outro jogo da noite será no Mineirão. O xará do clube paranaense enfrenta o Botafogo, que vêm embalado pela boa campanha no Brasileirão, e ainda conta com a vantagem de ter feito 3x1 no primeiro jogo. Deve se classificar também.

Copa dos Campeões da Europa;

Meio do ano para nós do hemisfério sul, porém no norte isso significa verão e início da temporada futebolística européia.
E como não poderia faltar, a Copa dos Campeões teve definições nesta quarta feira. Como acontece por aqui, na Libertadores, há fases preliminares, porém ao contrário do nosso continental, Onde há apenas umafase com 8 times, que na verdade serve por mera formalidade, já que um time meia-boca dos países subdesenvolvidos da América do Sul, como Peru e Bolívia nunca farão frente aos classificados à repescagem de Argentina, Brasil e México.
Na Uefa, são feitas 4 eliminatórias, pois o número de países é maior. Primeiro se enfrentam países de nível "C", como San Marino, Belarus e Bósnia. E assim vão em mata-mata até se encontrarem com os classificados de países como Alemanha, Espanha e Inglaterra, que normalmente não têm muita dificuldade para superarem os rivais.

Na última fase qualificatória, que terminou hoje, se classificaram para a fase de grupos:

Anorthosis Famagusta, do Chipre, que eliminou o relativamente tradicional Olympiakos, da Grécia, após vitória por 3x0 em casa. Perdeu na Grécia por 1x0.
Basel, da Suíça eliminou o Vitória de Guimarães, de Portugal.
Shaktar Donetsk, time ucraniano que vêm marcando presença nas ultimas edições eliminou o croata Dinamo Zagreb.
Atlético de Madri, de Agüero, carrasco brasileiro nas olímpiadas eliminou o Schalke 04, da Alemanha.
Aalborg, da Dinamarca eliminou o lituano Kaunas, assim como o BATE de Belarus tirou o Levski Sofia, da Bulgaria.
Times tradicionais também cumpriram sua parte: O Barcelona tirou os poloneses do Wisla Krakow, o Liverpool eliminou de forma dramática o Standard Liege, da Bélgica, o Arsenal goleou os holandeses do Twente, assim como a Juve voltou à principal competição européia após eliminar os eslovacos do Artmedia, o Marseille eliminou o Brann, da Noruega.
Da antiga cortina de ferro garantiram vaga o Dinamo de Kiev (eliminou o Spartak, da Russia) e o Steaua Buçaresti (da romenia, chegou ao título em 1986, eliminou o Galatasaray).
Também garantiram vaga a Fiorentina, que bateu o Slavia Prague e o Panathinaikos, da Grécia.

Sendo assim, a fase de grupos da Liga dos Campeões temporada 2008/09 fica com:

Manchester United (defendendo o título), Chelsea, Liverpool, Barcelona, Arsenal, Lyon, Internazionale, Real Madrid, Bayern, PSV Eindhoven, Roma, Sporting, Porto, Villareal, Juventus, Werder Bremen, Marseille, Zenit St. Petesburg, Steaua Bucareste, Panathinaikos, Bordeaux, Celtic, Basel, Fenerbahçe, Shaktar Donetsk, Fiorentina, BATE, Anorthosis Famagusta, Aalborg, CFR Cluj, Atlético de Madri e Dinamo de Kiev.

Inglaterra, Espanha e Itália são os países com maior numero de representantes, 4.
Em seguida vêm França, com 3, Alemanha, Portugal, Romenia e Ucrania com 2 cada.
Completando, com um unico representante, Holanda, Chipre, Belarus, Escócia, Turquia, Rússia, Grécia, Dinamarca e Suíça.

O sorteio dos grupos será feito em Monaco, dia 28 de Agosto.

domingo, 24 de agosto de 2008

Grêmio no final, Vasco pára Fogão e Furacão afunda

No complemento da 3ª rodada do segundo turno do campeonato brasileiro, o líder Grêmio foi até o estádio dos Aflitos, em Recife, enfrentar um ameçado Nautico.
Mas quem quase se deu bem foi o time da casa, que pressionou mais durante o jogo inteiro, mesmo sofrendo com a insegurança de seu goleiro e abriu o placar aos 11 minutos da etapa final, com gol de Paulo Santos. A partir dai o time de Celso Roth abriu o olho e foi com tudo para cima, a fim de evitar a segunda derrota consecutiva da equipe, porém de momento não conseguiu.
O empate só veio ao final do jogo. Como o juiz deu 4 minutos de acréscimos, o Gremio foi para o tudo ou nada na ultima cobrança de escanteio. E conseguiu. Após cruzamento, a zaga do Timbu não conseguiu afastar e após bate-rebate o zagueiro Réver marcou o gol de empate do Gremio, que chega aos 45 pontos, vê sua vantagem diminuir, mas mantem-se em primeiro, agora 5 pontos a frente do novo vice-lider, o Palmeiras.
O Nautico segue na luta para se livrar da segunda divisão. O time atualmente ocupa a 17ª posição.
Na próxima rodada, o Gremio tem a chance de voltar a vencer, pois enfrenta o Vasco no Monumental. Já o Nautico visita o Botafogo, que vinha de 6 vitórias seguidas, mas nesta rodada empatou o clássico com o Vasco.

Gremistas comemoram gol de Réver, nos acréscimos, que manteve a vantagem do Gremio em 5 pontos na ponta do campeonato

O Botafogo, entretanto, quase saiu do clássico com a vitória, pois chegou a abrir o placar com Wellington Paulista , aos 7 minutos do segundo tempo. Quando tudo parecia levar o Botafogo à 7 vitória consecutiva no Brasileirão e à vice-liderança empatado em numero de pontos com o Palmeiras, mas na frente nos critérios de desempate, eis que aos 43 minutos da etapa final o Vasco conseguiu o empate em falta cobrada por Madson, a qual ainda desviou na defesa botafoguense antes de vencer a meta do goleiro uruguaio Castillo.
O Botafogo com isso tem sua sequencia de vitórias interrompidas, porém não perde desde o jogo contra o São Paulo, no Morumbi, em que perdeu por 2x1. E tem a chance de voltar a vencer contra o Nautico, no próximo final de semana, em casa e ocupa com isso a quarta colocação do campeonato brasileiro, com 38 pontos, 7 atrás do Gremio e 2 atrás do vice-lider Palmeiras.
O Vasco sobe para 26 pontos, se afasta do rebaixamento, ficando na 14ª posição.

Carlos Alberto e Edmundo em ação no clássico carioca

O outro jogo da noite aconteceu em Minas Gerais, no confronto dos xarás Atléticos. Quem foi mais competente foi o dono da casa, o Atlético-MG, que conseguiu uma goleada por 4x0 perante o "alvirubro" Atlético-PR, por 4x0 e quebra uma série de 4 jogos sem vencer. O Galo subiu na tabela, chegando à 11ª primeira colocação, com 28 pontos. O rival paranaense beira a zona do rebaixamento, na 16ª posição. Os gols vencedores foram marcados por Serginho e o ex-São Paulino Lenilson ainda na primeira etapa e o placar foi completado pelo artilheiro e idolo atleticano Marques, aos 10 e Luís Gustavo, nos acréscimos do segundo tempo.
Ambos jogam no meio de semana pela Copa Sul-Americana. O mineiro joga contra o Botafogo e o paranaense contra o São Paulo.
No campeonato brasileiro, o Furacão enfrenta o Palmeiras no próximo final de semana, em casa e o Galo pega uma Portuguesa querendo fugir do rebaixamento no Canindé.

Palmeiras chega a vice, Cruzeiro cai e Santos sobe

Nas partidas das 16 horas de hoje, a rodada foi favorável ao Palmeiras, que pulou da quarta para a segunda posição.

Tudo isso graças à partida contra a Portuguesa, no Pacaembu, em que definiu o placar fazendo 4x0 ainda no primeiro tempo.
A Lusa começou pressionando, porém sem criar reais chances de gol. O Palmeiras ainda perdera Fabinho Capixaba por lesão logo aos 8 minutos. Gustavo entrou. Em bola enfiada para Kleber o goleiro André Luis errou e acertou o Palmeirense. Pênalti convertido por Alex Mineiro, placar inaugurado no Pacaembu. Em cobrança de falta, Leandro - sempre ele - botou a bola na cabeça de Gustavo, que ampliou a vantagem para o Palmeiras. Porém os mandantes não estavam satisfeitos e após assistencia de Alex Mineiro Kleber dividiu com o goleiro da Portuguesa, que furou e Kleber mesmo fez o 3º gol. No final da primeira etapa, Leandro denovo nas assistencias cruzou e Alex Mineiro marcou seu décimo quinto gol no Brasileirão. Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras relaxou e a Portuguesa duas vezes com Jonas descontou, porém não saiu de um 4x2.
O Palmeiras contou com um tropeço do Cruzeiro na Vila e assumiu a segunda posição, 40 pontos contra 39 da Raposa. A Portuguesa segue no descenso. A derrota ainda custou a cabeça de Valdyr Espinosa, contratado para tentar livrar o time do rebaixamento.

Gustavo, autor do segundo gol do Palmeiras, que ajudou o time a chegar na vice-liderança

Na Vila Belmiro, o Santos procurava a primeira vitória após a chegada de Márcio Fernandes e tinha pela frente o vice-líder Cruzeiro. Porém o Santos foi melhor. O Cruzeiro pouco ameaçou e acabou ficando, pois o artilheiro Kleber Pereira marcou duas vezes, se mantém na briga pela artilharia com Alex Mineiro, com 15 gols. O Santos venceu e passou pelo menos por enquanto o Náutico, porém empata com a Portuguesa e está a 1 ponto da 16ª colocação, atualmente ocupada pelo Fluminense.
O Cruzeiro desceu para a 3ª colocação, e caso o Botafogo vença o classico de hoje contra o Vasco, cai para a 4ª colocação, ve o Gremio ainda mais longe e começa a brigar por uma vaga na Libertadores-2009.

Kleber Pereira comemora segundo gol do Santos contra o Cruzeiro

Na capital ecológica do Brasil (segundo o narrador Luis Roberto) o Coritiba enfrentou o São Paulo, que vinha de vitória sobre seu rival, Atlético-PR, por 3x1. Logo no começo do jogo, falta de Richarlyson, rapidamente batida pelo Coxa, que armou um cruzamento, pegando a defesa São Paulina desprevinida. Ricardinho aproveitou e chutou cruzado, a bola passou por Rogério e Anderson na hora de chutar acabou espanando e o Coritiba saiu na frente.
Porém depois quem dominou o jogo foi o São Paulo, que teve uma chance com Borges mal-anulada. Mas no final do primeiro tempo o esforço foi compensado: Falta batida por Jorge Wagner e Rodrigo desviou, sem chances para o goleiro Vanderlei. O São Paulo terminou o primeiro tempo com o empate em 1x1, um grande resultado.
No começo do segundo tempo, mais uma reposição rápida dos paranaenses, dessa vez em lateral, e Keirrison saiu sozinho na frente de Rogério e com um toque de categoria encobriu o experiente ídolo tricolor, colocando o Coritiba na frente denovo.
Mas o São Paulo não queria sair derrotado, e chegou ao empate novamente, dessa vez com Hugo, aproveitando outro cruzamento de Jorge Wagner.
O São Paulo com o resultado fica na 5ª colocação e o Coritiba em 8º.

Rodrigo comemora o primeiro gol do São Paulo, em empate por 2x2 no Paraná

No Beira-Rio, o duelo da afirmação, envolvendo o Colorado gaúcho e o Rubro-Negro carioca. O Internacional vinha de goleada sobre o Palmeiras, 4x1, e o Flamengo havia batido o Grêmio, líder do campeonato por 2x1 no Maracanã.
O Inter saiu na frente, após falha de Bruno e oportunismo de Nilmar, mas no segundo tempo o Flamengo chegou ao empate com o ídolo da torcida, Obina, que aproveitou outra falha, dessa vez do goleiro do Inter, Clemer.
O Internacional, em 9º, já se encontra 6 pontos atrás da briga pelas primeiras posições. O Flamengo, porém, se mantém no bolo, com 36 pontos na 7ª posição.

Clemer falha no gol de Obina, que decretou o empate por 1x1 em Porto Alegre

No jogo talvez mais esquecido da rodada, o Ipatinga recebeu o Goiás na estréia de Márcio Bittencourt, contratado para substituir Ricardo Drubsky, e venceu. Um gol em chute de fora da área de Ferreira. A bola ainda desviou na defesa e matou o goleiro Harley, do Goiás.
O Ipatinga segue na lanterna, agora com 20 pontos e teoricamente está perto de sair do rebaixamento. O time esmeraldino fica na 13ª posição, no meio da tabela, relativamente longe do rebaixamento.

sábado, 23 de agosto de 2008

Brasil: Potência nos anos 90 - parte I

Os anos 90 foram os mais gloriosos para o futebol brasileiro, tanto no contexto Sul americano quanto no contexto mundial.

Ano ano, vamos analisar o desempenho do Brasil nas principais competições.

1990: Em 1990, o Campeonato Brasileiro teve pela primeira vez o Corinthians como vencedor. Porém na Copa do Mundo da Itália a Seleção Canarinha sob o comando de Lazaroni não foi tão bem e fomos desclassificados logo nas oitavas de final, quando a Argentina de Caniggia marcou e nos mandou de volta pra casa. Mais tarde os argentinos seriam vice-campeões do mundo, perdendo para a Alemanha com gol de pênalti já no final do jogo. Foi também a primeira final de Copa que teve jogadores expulsos, com 2 argentinos indo para o chuveiro mais cedo. A próxima vez que isso aconteceria seria apenas em 2006, no famoso episódio Zidane-Materazzi.
Porém quem levou a Taça Libertadores da América foi o Olímpia, do Paraguai, que bateu o Barcelona de Guayaquil, na final.
Porem o Olímpia teve vantagem, já que deveria enfrentar uma equipe do grupo 2 nas oitavas de final, porém como não teve grupo 2 (Os clubes colombianos que deveriam integrar este grupo foram suspensos, pois o campeonato nacional de 89 não foi realizado) e avançou diretamente às quartas de final. O Brasil teve como representantes o Vasco e o Grêmio. Eles disputaram o grupo grupo 5, contra os times paraguaios Cerro Porteño e o futuro campeão Olímpico. O Vasco da Gama se classificou em 3º colocado no grupo (Naquela época se classificavam 3). O Grêmio foi lanterna e deixou a competição ainda na primeira fase.
O Vasco ganhou sobrevida e enfrentou o Colo-Colo, tradicional time chileno nas quartas de final. Após dois empates, por 0x0 no Rio e 3x3 em Santiago, o Vasco derrotou os chilenos no pênaltis, por 5x4.
Porém nas quartas de final o clube carioca não conseguiu o mesmo desempenho. Enfrentou o Atlético Nacional da Colombia. Segurou o empate em casa, porém perdeu fora e ficou com a 6ª colocação no geral.
O Olímpia foi derrotado no mundial pelo Milan, por 3x0

1991: O ano de 1991 marcou o título brasileiro do São Paulo sobre o Bragantino, clube do interior de São Paulo que vinha de um titulo paulista em cima do Novo Horizontino, em 1990. Era dirigido por um então desconhecido Vanderley Luxemburgo.
Na Libertadores da América, o Brasil foi representado por Flamengo (Campeão da Copa do Brasil) e Corinthians (Campeão Brasileiro), porém não obtiveram grande sucesso na Libertadores.
Na fase de grupos, o confronto foi Brasil x Uruguai. Integravam o grupo junto aos brasileiros os uruguaios Nacional e Bella Vista. Sem mais problemas, passaram para a próxima fase Flamengo, Nacional e Corinthians.
Nas oitavas de final, o Flamengo enfrentou o Deportivo Táchira da Venezuela, e passou sem problemas. Vitória por 3x2 na Venezuela e 5x0 no Rio de Janeiro, classificando-se assim para as quartas de final.
O Corinthians não teve a mesma sorte, e enfrentou o Boca Juniors. Em Buenos Aires, 3x1 para os Xeneizes, e em São Paulo 1x1. Adeus para o Corinthians, que na classificação geral ficou em 11º lugar.
Nas quartas de final, o Flamengo teve uma parada dura: O carrasco do Corinthians, Boca Juniors, e já naquela época eliminava brasileiros. Os únicos times que conseguiram o eliminar em uma Libertadores da América foram o Santos de Pelé, em 1963 e o Fluminense, em 2008. O rubro-negro conseguiu uma boa vitória em sua casa, por 2x1 e mantinha esperanças de um segundo título continental, porém na Bombonera, o Boca Juniors conseguiu uma boa goleada por 3x0 e eliminou os brasileiros. Na semifinal, porém, os argentinos sofreram um revés, para o Colo-Colo. Após vencerem por 1x0 na Argentina, levaram 3x1 e foram eliminados.
Na final, os chilenos que haviam chegado nas oitvas de final em 1990 venceram os atuais campeões, o Olímpia, após empate no Paraguai e vitória por 3x0 no Chile.
Porém, no mundial não apresentaram a mesma competencia e perderam para o Estrela Vermelha de Belgrado, por 3x0. Foi o ultimo título europeu de um time da Cortina de Ferro. Porém, em 2005 e nessa temporada, clubes russos venceram a Copa da Uefa.

É isso aí, depois continuo com as 3 finais consecutivas do São Paulo e o título do Grêmio em 1995

Fluminense tropeça e Vitória vence

No Maracanã hoje no início da noite, Washington marcou denovo, chegou ao 12º gol e o Fluminense evitou que seu tropeço fosse maior.
O time dirigido por Cuca entrou em campo querendo fugir da zona do rebaixamento, mas foi o Sport quem fez primeiro, com Roger. Então só restava ao Flu atacar, porém o gol de Washington só saiu no final, de pênalti. O Fluminense só marca 1 ponto e segue na parte debaixo da tabela. Dependendo dos resultados, pode voltar a zona de rebaixamento.

Roger comemora gol do Sport no Maracanã

O Vitória voltou a vencer, após 2 rodadas bateu o Figueirense fora de casa, por 2x1, com direito a gol de bicicleta.
Os gols do Vitória foram marcados por Marcelo Batatais, de bicicleta, logo aos 2 minutos do primeiro tempo.
Os mandantes chegaram ao empate com Bruno Aguiar, aos 14 minutos, porém não resistiu a pressão e o Vitória saiu vitorioso com gol de Marco Antonio, aos 39 tambem do primeiro tempo.
O Rubro-Negro baiano segue na briga pela Libertadores, já o Figueirense não sai do meio da tabela
.
Jogadores do Vitória comemoram gol na Vitória sobre o Figueirense

22ª rodada

Apenas dois dias após o fim da 21ª, a 22ª rodada começa com 2 jogos, neste sábado, às 18:30.

No Maracanã, um Fluminense em ascensão, e já fora da zona de rebaixamento enfrenta um Sport que conta as rodadas para o fim do campeonato para enfim ver 2009 e o sonho da Libertadores se tornar verdade.

Em Santa Catarina, o Figueirense recebe o Vitória, que tenta vencer após 2 rodadas e se aproximar novamente da zona da Libertadores. O Figueirense ocupa o meio da tabela.

Amanhã, 8 jogos completam a 3ª rodada do segundo turno do Brasileirão:

No sul, dois times que buscam a afirmação: Intenacional x Flamengo. Ambos venceram fortes oponentes, já que o Inter goleou o Palmeiras por 4x1 e o Flamengo derrotou o Grêmio por 2x1.

Em Santos, o Cruzeiro busca reabilitar-se após a derrota perante o Botafogo e enfrenta um Santos que não consegue vencer em casa, muito menos deixar a zona de rebaixamento. Na última rodada o time não conseguiu vencer o lanterna Ipatinga.

No jogo talvez de maior destaque e importancia para essa 22ª rodada, o São Paulo vai até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba, que vem brigando por uma vaga no G4 e é extremamente forte em seus domínios. O São Paulo, como a maioria dos times neste campeonato não apresenta uma boa campanha fora de casa. Se vencer, o Coritiba ultrapassa o rival paulista e entra definitivamente na briga pela Libertadores. O Coritiba vem de vitória sobre o Figueirense, em casa, por 3x0. O São Paulo, caso vence pode começar uma escalada rumo ao tri campeonato inédito. É dificil, porém se vencer pode engrenar. O São Paulo tambem vem de vitória, mas por 3x1 de virada sobre o Atlético parananese.

Em Minas Gerais, o Ipatinga sem Ricardo Drubsky enfrenta o Goiás. Jogo sem muito destaque. O Ipatinga arrancou um empate contra o Santos e o Goiás empato com o Atlético no Mineirão por 1x1.

No Palestra Itália, o Palmeiras tenta esquecer a goleada sofrida no meio de semana e enfrenta uma Portuguesa, que vendeu seu melhor jogador, o jovem Diogo para o Olympiakos da Grécia e luta para não cair. Se o Palmeiras não vencer, sai do G4. Se vencer, chega aos 40 pontos e se mantem firme pela briga na Libertadores. A Portuguesa perdeu em Santa Bárbara d'Oeste, para o Vasco por 1x0.

O líder joga fora de casa mais uma vez, vai aos Aflitos enfrentar um Aflito Náutico, que já briga para não cair. O Grêmio perdeu para o Flamengo na ultima rodada, por 2x1 no Maracanã, joga para vencer e se manter firme na liderança do Campeonato. Caso perca, pode ser um indício de uma queda do time Gaucho, o que não seria muito bom para o técnico Celso Roth, pois já aconteceu com ele no Palmeiras e no Atlético-MG, quando treinou esses times. O Náutico vem derrota em casa por 3x1, para o Fluminense.

O clássico da rodada fica a cargo de Vasco x Botafogo. Ambos venceram na ultima rodada, porém é a 6ª consecutiva do Botafogo, que pulou da zona mediana para a 3ª posição do campeonato. O Vasco de Tita já se distanciou da zona do rebaixamento, e a pergunta que fica é: Será que ele conseguirá parar o Botafogo, ou o time da estrela solitária vai mesmo rumo ao título?

Fechando a rodada, duelo de Atléticos no Mineirão. O Paranaense vem beirando o rebaixamento, e perdeu na ultima rodada para o São Paulo fora de casa, por 3x1. Pedro Oldoni marcou na derrota e marcou 3 na goleada sobre o Ipatinga. Pode ser um jogador decisivo caso o Furacão consiga sair de Minas com pelo menos mais um ponto. Já o Atlético não vence a 4 rodadas, e se não o fizer rápido, pode voltar a beirar o rebaixamento no ano do centenário.

Palmeiras em crise?

Hoje pela manhã, o goleiro, capitão e ídolo do Palmeiras, Marcos, não participou de um evento promovido pela diretoria do clube, em que alguns sócios poderiam entrar no gramado e pegar autógrafos com os jogadores. O goleiro deixou o campo irritado com o treino de finalizações, alegando que os treinos deveriam ser voltados ao físico e cruzamento.
Após mais um revés fora de casa sofrido pelo Palmeiras, causado entre outros fatores pela fraca atuação da dupla de zagueiros Jeci e Gladstone, Marcos tem motivos para estar nerovoso, até por que no banco de reservas o Palmeiras tem Gustavo, que acabou de voltar de contusão mas poderia estar jogando.
A pergunta, que fica na cabeça do torcedor palmeirense é: Será que Luxemburgo está voltando seu trabalho pensando na seleção, após sucessivas falhas do atual comandante Dunga, e está se esquecendo de armar o Palmeiras a sua melhor maneira?
O clube enfrenta a Portuguesa dominho, se não vencer, pode significar a saída do G4 para o time paulista.

Goleiro do Avaí faz gol de sua própria área


Nem Rogério Ceni, nem Chilavert. Quem marcou nesta rodada da série B foi Eduardo Martini, goleiro do Avaí, em partida válida pela 20ª rodada da Segunda divisão do Brasil.
A partida foi contra o Paraná, que ano passado chegou a disputar a Libertadores da América, porém se afundou e agora beira o rebaixamento para a terceira divisão. O gol foi marcado aos 12 minutos do primeiro tempo, e o Avaí venceu o jogo por 3x1.

Veja o vídeo do gol de Eduardo: http://www.youtube.com/watch?v=I9AHbDn_75M

Eduardo porém não foi o primeiro goleiro a marcar um desses. Antes, em amistosos de preparação para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o goleiro colombiano marcou do mesmo modo. Paul Robinson, goleiro do Tottenham marcou um gol de falta à mais de 90 metros, em jogo válido pelo campeonato Ingles, entre outros que não ficaram famosos

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Líder perde e Vasco sobe

No complemento da 21ª rodada, hoje, o Flamengo derrotou o Grêmio no Maracanã, por 2x1.

Um jogo bem jogado, veloz e disputado marcou o duelo entre o rubro-negro carioca e o tricolor gaucho, líder do campeonato. Um jogo com um numero relativamente baixo de faltas até a metade do segundo tempo, algo muito diferente dos atuais padrões brasileiros. O Flamengo abriu o placar, com Maxi, primo do craque argentino do Barcelona Lionel Messi, após chute de fora da área e falha do bom goleiro gremista Vitor. O Grêmio mesmo sem apresentar um futebol técnico (o que chega a ser normal se levarmos em conta a tradição do futebol gaucho) mostrou bom poder de reação e pressionou, porém só veio a marcar no segundo, em um petardo de fora da área do ex-São-paulino Souza. Porém, não foi o suficiente para segurar o empate e levar um ponto para Porto Alegre, pois após insistencia do Flamengo, Marcelinho Paraíba, que volta ao Maracanã após 7 anos, chutou. A bola bateu na zaga e sobrou para Toró fuzilar, livre, a meta do Grêmio e marcar o gol da vitória aos 42 minutos da etapa final e fez o Grêmio sofrer apenas sua terceira derrota no campeonato.
O Grêmio perde chance de abrir mais 3 pontos da liderança e ficar com confortáveis 8 pontos a mais que o vice líder Cruzeiro. O time na próxima rodada vai aos Aflitos enfrentar um aflito Náutico, que briga para não cair. A não ser que Celso Roth confirme o nada amigável apelido de "Cavalo paraguaio", o Grêmio deve vencer.
O Flamengo também joga fora, contra o Internacional no Beira-Rio. Boa chance para constatar se a vitória de hoje foi apenas um evento ou se realmente marca uma evolução do time carioca, que já chegou a ocupar a primeira posição com 5 pontos de vantagem para o segundo colocado, porém 7 jogos sem vencer fizeram o time despencar para a atual 6ª colocação.

Caio Jr. comemora gol de Toró, que deu a vitória ao Flamengo em jogo contra o líder Grêmio

No jogo que coincidiu com o 110º aniversário do Clube de Regatas Vasco da Gama, o time comandado por Tita foi até Santa Bárbara do Oeste (interior paulista) enfrentar a Portuguesa (a Lusa perdeu um mando de jogo por confusões na partida contra o Flamengo) e voltou para o estado fluminense com três pontos, alem de mandar o rival paulista para a zona do rebaixamento e subir para a 13ª posição. O gol da partida foi marcado por Alex Teixeira.
Na próxima rodada, a Portuguesa em busca da salvação e manutenção na primeira divisão vai até o Palestra Italia enfrentar um Palmeiras que é o melhor time do campeonato jogando em casa. Não será uma tarefa fácil.
O Vasco joga um clássico, contra o Botafogo, no Engenhão. Ambos vêm embalados e devemos ter um bom jogo. Dependendo de resultados da rodada, o Botafogo se vencer a 7ª partida seguida pode chegar à vice liderança da competição.
Um fato curioso: O pontapé inicial foi dado pelo até agora unico medalista de ouro nas Olímpiadas de Pequim do Brasil , o nadador dos 50m livre Cesar Cielo. O nadador ganhou ainda uma camisa do clube paulista, com seu tempo em Pequim - 21s30, que lhe rendeu recorde olímpico - gravado nas costas. Uma justa homenagem.

Alex Teixeira comemora com o treinador Tita o gol da vitória Vascaína.

No Mineirão o Atlético mineiro entrou em campo para vencer a primeira partida nos últimos 3 jogos, já que o time acumula 3 derrotas consecutivas, porém não saiu de um empate contra o Goiás. E poderia ser pior, já que o Goiás perdeu um pênalti aos 25 minutos do primeiro tempo, com Iarley, que mesmo com a famosa "paradinha" não conseguiu marcar o gol que daria a vitória aos Esmeraldinos. Petkovic marcou para o Galo, de pênalti e Paulo Baier empatou. Relatos de que o jogo foi chato no segundo tempo. Não duvido, ambos os times são de regulares para baixo.
O Atlétco que se cuide, pois agora volta a rondar perto da zona do rebaixamento. O Goiás está um pouco mais distante, porém não muito mais confortável.
Na próxima rodada, os dois times não saem de Minas. O Atlético joga contra o homonimo do Paraná e o Goiás pega o lanterna Ipatinga - que não conta mais com o técnico Ricardo Drubsky - no Ipatingão

Petkovic marcou para o Atlético no monótono empate contra o Goiás

Inter goleia, Flu respira e Santos afunda

Para completar a rodada de quarta feira, entraram em campo Internacional, Palmeiras, Nautico, Fluminense, Santos e Ipatinga.

No Beira-Rio, o Colorado saiu perdendo, gol de Alex Mineiro de pênalti logo aos 4 minutos. O Palmeiras assumia a vice liderança, e tinha o jogo nas mãos, porém tudo mudou quando Diego Souza perdeu um gol na cara, chutando em cima de Clemer. O jogo esquentara, Guiñazu dava entradas fortes,e depois de ficar nervoso, Kleber o acertou no rosto. Para sua sorte recebeu apenas o amarelo.
Em uma cobrança de falta o Internacional empatou o jogo, com o excelente cabeceador Índio, e virou 2 minutos depois em um lindo chute do artilheiro Alex. Antes do fim da primeira etapa, Luxemburgo trocou Jumar por Denílson, e optou por um jogo mais ofensivo, que acabou não dando resultados. No segundo tempo Índio marcou mais um, em outra falha da defesa Palmeirense e matou o Peiriquito. Porém era pouco, e aos 39 minutos, após rebote do salvador da pátria Marcos o Inter fechou o placar com Taison.
O Palmeiras mais uma vez reabilita um time, perde outra chance de chegar à 2ª posição e na minha opinião está fora da briga pelo campeonato. Agora briga para ir à Libertadores, porém terá de melhorar - e muito - fora de casa para tentar a classificação direta. O Inter mais uma vez parece que engrenará, porém nunca se sabe.

Alex comemora o gol da virada contra o Palmeiras. Os gaúchos ainda marcariam mais dois.

Ipatinga e Santos, em jogo de desesperados em Minas. Não assisti o jogo, porém ambos precisavam vencer, porém nenhum dos dois conseguiu. Quem chegou mais perto foi o Santos, fez 1x0 com Cuevas, após bobeira da zaga mineira. Porém poucos minutos depois foi vez de a zaga Santista bobear e deixar Kempes cabecear livre para o meio da área e o volante Henrique completou. O jogo acabou em 1x1 e os times vêem a 16ª posição ainda mais longe.
O empate custou o cargo de Ricardo Drubsky, tecnico do time por 15 rodadas, com 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. Levar em consideração o time.
Sobre o Santos, Leão e Cuca não conseguiram dar jeito no time. Talvez a culpa não seja do treinador.

Henrique comemora gol de empate do Ipatinga. Time é o lanterna.

Nos Aflitos, aflição para os torcedores do Timbu. O time perdeu mais uma, estacionou nos 21 pontos e ocupa a 18ª colocação do campeonato. O Fluminense já sai da ZR e parece que vai lutar pela Sul-americana, se manter a ascensão. Washington, o artilheiro das horas difíceis marcou 3 vezes, sendo 2 de falta. Kuki ainda marcou para o Náutico, que agora briga para não cair.
Washington artilheiro marca na vitória Tricolor no Recife

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fogão fica no G4, São Paulo e Coxa na briga

Hoje no início da noite quatro jogos abriram a 21ª rodada do Brasileirão de 2008.

Os melhores times nordestinos da competição por enquanto, Vitória e Sport duelaram em Salvador e não saíram do 0. 0x0. O Vitória perde boa chance de encostar na Libertadores e o Sport não perde nada. O rubro-negro da Bahia fica na 7ª posição e pode cair para a 8ª dependendo de Flamengo x Grêmio e o pernambucano mantém seu campeonato mediano e sem preocupações, e ocupa a 10ª posição por enquanto.

O Coritiba em casa fez 3 no Figueira e está na 6ª posição, 2 pontos atrás do Palmeiras (por enquanto 3º, mas que corre sério risco se não aprender a jogar fora de casa). O time briga pela competição internacional, a qual disputou pela ultima vez em 2004, numa participação apagada. Figueirense se mantém no meio da tabela. O artilheiro Keirrison deixou sua marca mais uma vez. Mauricio e João Henrique fizeram os outros dois

Jogadores do Coritiba comemoram gol na boa vitória sobre o Figueirense

No Morumbi o São Paulo virou o primeiro tempo perdendo para o fraco Atlético-PR, que do Furacão que começou o ano ganhando 11 partidas seguidas não têm mais nada. Porém no segundo tempo o São Paulo fez o dever de casa, com direito a um gol de Hugo aos 38 segundos. Borges e André Lima fizeram os outros gols, enquanto Pedro Oldoni marcou para os paranaenses. O São Paulo é o quinto, mas apenas um ponto o separa de Botafogo e Palmeiras.

Borges comemora o gol da virada do São Paulo ante o Atlético Paranaense

Porém o destaque de hoje é o Botafogo, que venceu mais uma e dessa vez foi diante do vice-líder Cruzeiro e somou mais 3 pontos. Nas últimas 6 partidas o Botafogo venceu as 6. 18 pontos em 18 disputados. Uma incrível reação para um time que beirou o rebaixamento durante o tempo em que Geninho foi técnico. O Cruzeiro perdeu Adílson Batista e Camilo expulsos. O gol do time da Estrela Solitária foi marcado por Lucio Flávio. De pênalti, mas vale os mesmos 3 pontos e pode render a 3ª colocação aos cariocas. Já os mineiros se afastam mais da briga pelo título. O Grêmio agradece.

Disputa de bola no jogo entre Botafogo e Cruzeiro no RJ

21ª rodada

Nesta quarta e quinta feira (20 e 21 de agosto) o Campeonato Brasileiro chega a sua 21ª rodada, com jogos e interessantes e grandes chances de mudanças na tabela, tanto na parte de cima como na parte de baixo.

A rodada começa hoje, como de costume, com 7 jogos, 2 deles as 19:30:

Vitória x Sport, no Barradão. O Vitória joga para se manter próximo do G4, e conta com o apoio de sua torcida. O Sport joga por jogar.

Coritiba e Figueirense, em Curitiba. O Coxa tenta se recuperar da derrota sofrida ante o Palmeiras, na rodada do final de semana, e se manter próximo da zona de classificação à Libertadores. O Figueirense joga na dele, que nada mais é que a briga pela Sul-americana.


A rodada segue com mais dois jogos às 20:30, Botafogo x Cruzeiro e São Paulo x Atlético-PR

O Botafogo vai encarar o vice-líder Cruzeiro em casa, para confirmar sua ascensão. Se vencer, o time de Ney Franco chega aos 37 pontos e se o Palmeiras tropeçar empata em numero de pontos com o terceiro colocado e fica a apenas 2 do Cruzeiro, atual vice-líder. No outro lado da moeda, a Raposa de Adílson Batista precisa da vitória para não depender de Flamengo x Grêmio para se manter na briga pelo título. Caso haja um tropeço mineiro e vitória gaúcha, o Gremio abre no mínimo, 7 pontos de vantagem e se isola aionda mais na liderança

São Paulo deve vencer o Atlético no Morumbi. Depois da derrota contra o Grêmio na última rodada, o Tricolor tenta se reabilitar, mesmo estando a uma difrença quase irreversível do líder. O Atlético vem de goleada, porém sobre o Ipatinga, mas ainda briga pelo rebaixamento. Se vencer, fica mais distante da zona vermelha e começa a pensar na Sul-americana. Se. E esse se é dificil. Um empate seria um desastre para o São Paulo e um lucro imenso para o Furacão.

No horário tradicional das transmissões de TV, 3 jogos completam a rodada, destaque para Internacional x Palmeiras e o jogo dos ameçados Fluminense e Santos

No Beira-rio, o Inter tenta vencer para volta a brigar pelo menos pela Libertadores. O Colorado bateu o São Paulo, por 2x0, porém perdeu para o fraco Santos. Vem com uma campanha irregular e a derrota pode custar o posto de Tite. Do outro lado o Palmeiras vem tentando se manter em terceiro ou na melhor das hipóteses subir mais uma posição alcançando a vice liderança, dependendo de seu jogo e o do Cruzeiro. É o primeiro jogo fora sem Valdívia, e o Palmeiras não é um bom visitante, vencendo apenas 2 jogos, contra Ipatinga e Vasco (3x1 e 2x0). Se perder, pode ter sua terceira colocação ameaçada pelo Botafogo e São Paulo.

Ipatinga e Santos no Ipatingão. O Santos tenta se recuperar no campeonato diante do já praticamente rebaixado Ipatinga. O Santos não consegiu emplacar ainda, porém precisa o fazer rápido, senão pode ser tarde demais. O Ipatinga começou na primeira divisão rebaixado em Minas. Se perder para o time da casa, o Santos deverá acender a luz vermelha mais ainda, pois cairá para a lanterna da competição

Completando a rodada, Nautico e Fluminense nos Aflitos. Depois de começar bem o campeonato, o Náutico despencou e agora briga para não ser rebaixado. Já o Fluminense tenta fazer o caminho oposto e para isso demitiu Renato Gaucho e contratou Cuca, que vinha de um fracasso no Santos. O Flu venceu na ultima rodada, 1x0 sobre o Atlético-MG, e está mais perto de sair da zona de rebaixamento. O Náutico precisa vencer, principalmente em casa, já que tenta se manter na Série A para 2009.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Decepção Olímpica


Aguero, carrasco brasileiro comemora um de seus gols e...



...Diego lamenta derrota

A seleção sub-23 do Brasil entrou em campo hoje pela manhã em Pequim, para enfrentar a Argentina em partida válida pelas semifinais do torneio Olímpico masculino de futebol.
A seleção comandada por Dunga vinha de 5 jogos, 5 vitórias e nenhum gol sofrido. Antes o Brasil havia derrotado a Bélgica, por 1x0, Nova Zelândia por 5x0, China por 3x0 e Camarões por 2 gols de diferença. Dos quatro times classificados, o Brasil era o único sem medalha de Ouro, já que Nigéria havia vencido em Atlanta-96 (eliminando o Brasil nas semifinais), a Argentina em Atenas-04 (numa final sul-americana contra o Paraguai) e a Bélgica fora campeã no longínquio ano de 1920, quando sediou as olímpiadas na Antuérpia.
Mais cedo, na primeira semifinal os africanos haviam eliminado os belgas, com uma sonora goleada de 4x1. Nada fora do normal, já que os africanos têm um bom retrospecto nos mundiais para jovens atletas.
Porém os olhos estavam voltados para Brasil x Argentina, um clássico do futebol mundial. Porém o que se viu em campo foi um jogo de um time só. E dessa vez a sorte nem o futebol estava do lado dos pentacampeões mundiais. Com 2 gols de Agüero, aos 7 e 12 do segundo tempo a Argentina liquidou a partida, e com pênalti de Breno já nos ultimos 10 minutos Riquelme fechou o caixão verde-amarelo. Igual a França em 1998.
O Brasil ainda conseguiu mandar duas bolas na trave, com Rafael Sóbis e Ronaldinho Gaúcho em cobrança de falta e ainda perdeu a cabeça e teve dois homens expulsos: os bons Lucas, volante do Liverpool e Thiago Neves, do Fluminense (por enquanto), que entrou no decorrer do jogo.

O Brasil amargará no mínimo mais quatro anos antes de uma nova tentativa do sonhado ouro olímpico. Porém quem minimamente acompanha o mundo do futebol não se iludiu com as atuações apagadas que o Brasil teve contra o único time razoável que enfrentou na primeira fase: a Bélgica, goleamos a fraca Nova Zelândia e vencemos a inexistente seleção sub-23 da China (Após o jogo um zagueiro chinês disse que eles sabem jogar futebol tanto quanto os brasileiros sabem jogar pingue-pongue. Verdade) e sabia que não tinha como dar certo. Culpa da falta de organização e descaso dos cartolas brasileiros para com a atual situação do nosso futebol, da limitação de nosso treinador (que corre o risco de cair) e talvez dos fracos amistosos preparatórios, contra Cingapura e Vietnã, que sequer chegaram perto de disputar uma copa do mundo.
Agora nos resta uma outra disputa de bronze, contra a mesma Bélgica da primeira fase. Podemos trazer a medalha para casa, mas para isso os brasileiros não podem se sentir abatidos, como parece que ficaram.

Sobre o treinador: Dunga pode cair, e um dos mais cotados para assumir seu lugar é Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do Palmeiras.

domingo, 17 de agosto de 2008

Crise e brigas no Santos

O meia Molina, do Santos que não disputou a partida de hoje à tarde contra o Flamengo sentiu no peito - literalmente - a ira da torcida de um time que briga para sair das ultimas posições.
Um torcedor invadiu o camarote onde se encontrava o jogador e o goleiro Fabio Costa e agrediu o colombiano com um soco no peito. Posteriormente o Agressor foi detido, porém Molina resolveu não prestar queixa.
Esses atos de vândalos que se dizem torcedores chega a ser algo normal no Brasil. Torcedores que invadem sedes de clubes ameaçados pelo rebaixamento iminente chegam a ser fatos corriqueiros, e já aconteceram com grandes clubes de nossa nação, como Palmeiras, Botafogo, Vasco da Gama e Flamengo.
Quando esse tipo de pessoa vai perceber que não é batendo que se resolvem problemas como má administração e falta de resultados? Não é colocando medo nos atletas que eles vão jogar bem, pelo contrário, vão ficar revoltados e muitos podem pedir para saírem do time alegando falta de segurança.
O próprio Santos esse ano em uma partida contra o Coritiba, que perdeu na Vila por 3x1 sofreu com ataques de uniformizadas que usaram de bombas em ataques contra a PM

Palmeiras segue na luta, Botafogo no G4 e Flu tenta reagir

No complemento da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, 3 jogos movimentaram a noite. Se por um lado Palmeiras, Botafogo e Fluminense se deram bem, Santos e São Paulo perderam posições

No Palestra Itália, o Palmeiras, no primeiro jogo sem Valdivia, enfrentou um Coritiba em ascensão e continuou sendo o melhor time mandante do campeonato, mesmo enfrentando dificuldades e um jogador a menos.
A primeira boa chance foi do Palmeiras, com uma bola na trave do coxa, em chute de Evandro. Porem a chance mais clara foi do Coritiba, com Rodrigo Mancha, no travessão de Marcos. Antes o Coritiba teve que queimar a primeira substituição, já que Nenê havia se lesionado. Na volta do segundo tempo o Palmeiras teve o lateral Fabinho Capixaba expulso, mas mesmo assim em cruzamento de Evandro e cabeçada de Alex Mineiro fez o gol da vitória, faltando 15 minutos para o fim do tempo regulamentar. Alex continua na briga pela artilharia ao lado de Kleber Pereira e o Palmeiras pelo titulo
O Palmeiras conquista mais três pontos em casa e se mantem na terceira posição, 2 pontos atrás do Cruzeiro, 7 do Grêmio, porem agora com uma folga maior em relação ao quarto colocado: 3 pontos, já que o novo integrante do G4, o Botafogo tem 34 pontos. O Coritiba cai para a 8ª colocação, empatado com o Flamengo em numero de pontos. O coxa-branca vinha de 3 vitórias seguidas, sendo 2 em casa, mas não foi capaz de fazer frente ao Verdão. Na próxima rodada o Palmeiras vai até o Rio Grande do Sul enfrentar o Internacional, que vem oscilando no campeonato, porém continua sendo um adversário de respeito, ainda mais com o fraco retrospecto paulista fora de seus domínios

Artilheiro Alex Mineiro em ação contra o Coritiba.

Em Recife, o despretensioso Sport, que só está "brincando" no campeonato brasileiro perdeu para o bom time do Botafogo armado por Ney Franco, por 1x0, gol de Jorge Henrique.
Os cariocas chegam ao 34º ponto, passam o São Paulo e chegam na zona da Libertadores. Carlos Alberto disse que o time estava pronto para ser campeão brasileiro. Agora o time tem 10 pontos de desvantagem para o líder da competição. Será? Já o Sport está na 10ª posição com 27 pontos. Longe da zona de rebaixamento ou da Libertadores, e já que não pode brigar pela Sul-americana, por já estar na Libertadores o time entra em campo só para cumprir tabela.

No Maracanã, Cuca fez em uma rodada o que demorou mais de 9 para fazer no Santos: venceu. O treinador, que ascendeu como um bom nome no comando do Botafogo entre 2006 e 2007 apostou em Dodo, que andava meio esquecido por Renato Gaucho, e deu certo. O jogador teve a primeira boa chance de gol, porém chutou pra fora. O Atlético tentou pressionar, mas não criou reais chances de marcar e tirar o placar do 0. a melhor delas foi com Petkovic numa cobrança de escanteio. O jogo parecia se encaminhar para um 0x0 quando a aposta de Cuca surtiu efeito: aos 17 minutos do segundo tempo, Dodo ia ser substituido, porém uma bola enfiada de Washington e ele guardou o unico tento da vitória do tricolor carioca sobre o Galo.
O Flu segue na zona do rebaixamento, porém soma mais 3 pontos, ficando com 19 e passa o Santos, mandando o time paulista para a penultima colocação, a frente apenas do Ipatinga. Na rodada de meio de semana, o Flu vai até Recife jogar contra um Nautico que tenta escapar do rebaixamento. A vitória pode valer ao Flu uma passagem para fora da zona Vermelha. O Galo recebe o Goiás no Mineirão.

A próxima rodada do Campeonato Brasileiro acontece entre Quarta e Quinta feira dessa semana.

Grêmio mais que líder, Santos ameaçado e Vasco respira


Ao final da rodada das 16 horas deste domingo essas são as principais impressões

No sul do país, o Gremio de Celso Roth e 44 pontos bateu um mal visitante São Paulo, que parou nos 32 e vê ameaçada sua posição de quarto lugar. O gol do Gremio - irregular - foi marcado pelo colombiano Perea, logo no começo do jogo, e sob muita chuva o São Paulo tentou igualar o marcador. Não conseguiu. No final do primeiro tempo ainda, Dagoberto e o zagueiro gremista Leo foram expulsos após uma confusão.
O segundo tempo marcou a volta de Borges, vice artilheiro do tricolor paulista no ano e que ficou 8 rodadas fora por uma lesão no braço no clássico contra o Palmeiras, e mais ataque do São Paulo. No final do jogo o Gremio quase matou a partida com Reinaldo, que acertou a trave num primeiro momento e chutou para fora depois.
No duelo dos tricolores, o gaucho comemora a manutenção dos 5 pontos de vantagem sobre o vice-líder Cruzeiro, e o paulista ve o titulo mais distante - já que agora está a 11 pontos do líder - e deve se focar em brigar pela Libertadores.

Gremistas comemoram gol da vitória por 1x0 sobre o São Paulo, em Porto Alegre

Já no litoral sul de São Paulo, o Santos, que se encontra na zona de rebaixamento encarou o Flamengo. Saiu atrás, após um chute desviado de Leo Moura, porém marcou duas vezes com Kleber Pereira, a segunda no começo do segundo tempo. Porem Domingos derrubou Ibson e o Flamengo denovo com Leo Moura deixou o placar igual.
O Santos lamenta mais uma oportunidade perdida para tentar sair da zona do rebaixamento e pode cair para a vice lanterna caso o Fluminense derrote o Atlético-MG no Maracanã.
O Flamengo de Caio Junior, antes líder com certa vantagem se encontra agora na 7ª posição e caso o Botafogo derrote o despretensioso Sport hoje na Ilha do Retiro, em jogo que começa as 18:10 cai para a 8ª posição e começa a brigar por uma vaga na Sulamericana.

Em São Januário, o Vasco estreiou o técnico Tita em casa pelo Brasileirão - já que o mesmo havia treinado o time na partida contra o Palmeiras pela Sul-Americana (vitória do Vasco por 3x1) - e goleou. Tudo bem que o primeiro gol foi um presente de Bolívar e Clemer, já que o zagueiro recuou de um jeito esquisito e Clemer deu uma daquelas furadas cinematográfica, e viu a bola caminhar lentamente e quicando na direção do gol, para abrir o placar a favor do time da casa. Porem o cruz-maltino tratou de fazer por si mesmo, logo aos 2 minutos do segundo tempo, em uma tabela de Alan Kardec e Edmundo. 3 minutos depois, o veterano goleiro colorado Clemer deu rebote e Eduardo Luiz marcou mais um, dando ares de goleada ao jogo. Para finalizar, aos 43 da etapa final Edmundo fez boa jogada e deu o gol para Jean.
O Vasco, envolvido em jogos com grande numero de gols (6x1 contra o Atletico, porem perdeu de 5x0 para o Vitória e agora esse 4x0) respira na tabela e sai da Zona do Rebaixamento. É a aposta de Roberto Dinamite dando certo. O colorado não consegue mostrar um bom futebol. Talvez precisa de outro técnico, pois mesmo com nomes como Alex, Nilmar e Daniel Carvalho não consegue engrenar. Chegou perto da Zona da Libertadores após vencer o São Paulo em casa, porem derrotas para Ipatinga e Santos o tiraram da disputa.

Edmundo, peça importante na vitória do Vasco por 4x0

Na capital de Goiás, o time da casa conseguiu boa vitória contra o Nautico Capibaribe, por 3x0, gols de Paulo Baier, Paulo Henrique e Vítor.
O Goiás se distancia da degola e entra na briga pela Sulamericana e o Náutico se aproxima denovo do rebaixamento, porém não acho que vá cair.

Santos perde Maikon Leite

No jogo de hoje a tarde, na Vila Belmiro, contra o Flamengo, o Santos perdeu machucado aos 20 minutos do primeiro tempo Maikon Leite, jovem jogador que vinha sendo destaque do time da baixa na luta para sair do rebaixamento.
O jogador se chocou com o goleiro Bruno, do Flamengo e sofreu uma luxação na rótula, segundo o médico do Santos disse ainda no gramado. Maikon deve parar por um bom tempo e com sorte volta a jogar o Campeonato Brasileiro.
Desfalque que complica o Santos na árdua tarefa de evitar o rebaixamento. No momento (17:43) o Santos vai empatando com o Flamengo, por 2x2 e ficando a 4 pontos da Portuguesa, no momento primeiro time fora da ZR.

Futebol + automobilismo: será?

A pouco tempo atrás surgiu uma idéia de juntar Automobilismo e futebol, fazendo assim um campeonato de fórmula com times de futebol no lugar de escuderias. A idéia vem ganhando adeptos, confirmando algumas equipes e se mantem a expectativa que essa idéia saia do papel e tenha 20 equipes num futuro grid de largada.

Alguns times/equipes confirmaram presença na competição, que já conta com futuras 16 equipes. Os times que confirmaram sua presença foram: Milan, Roma, Corinthians, Flamengo, Liverpool, Borussia Dortmund, Anderlecht, Tottenham, Olympiakos, Galatasaray, Basel, Rangers, Porto, Beijing Guoan, Al Ain, Sevilla e PSV Eindhoven.

Rodada de Sábado

Na rodada de ontem do campeonato Brasileiro, a 20ª, primeira do segundo turno, tivemos a vitória do Cruzeiro em casa, 2x1 em cima do Vitória, e mantem a perseguição ao líder Grêmio. os mineiros torcem por um tropeço dos gauchos hoje, em casa, contra o São Paulo

Na Arena da Baixada, o Atlético goleou o Ipatinga, por 5x0, com 3 gols de Pedro Oldoni. O Furacão respira e o Ipatinga se aproxima do rebaixamento.

E nos instantes finais, em Florianópolis, o Figueirense derrotou a Portuguesa, que entra na rodada com perigo de entrar na ZR.

Hoje 7 jogos terminam a rodada:

Gremio x São Paulo
Goias x Nautico
Palmeiras x Coritiba
Santos x Flamengo
Atletico-MG x Fluminense
Vasco x Internacional
Sport x Botafogo

Felipão estréia com vitória

O técnico brasileiro fez sua estréia em competições oficiais pelo Chelsea esse final de semana e venceu com uma goleada de 4x0 em cima do Portsmouth. Deco, Joe Cole, Ballack e Anelka fizeram os gols do time londrino.
O Chelsea, agora com Felipão no comando vê mais próximo o sonho de se tornar um grande clube europeu, já que possui elenco e muito dinheiro, proveninete do russo Abramovich. E no campeonato Inglês, como em 99% dos campeonatos de pontos corridos, o campeonato dificilmente fica para outro time, senão Chelsea, Manchester ou Arsenal. O Liverpool corre por fora. Deve ser uma briga boa, dentro dos limites.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Brasil perde mais um grande jogador

Com a notícia de que o chileno Valdívia, o grande jogador do Palmeiras acertou com o Al Ain, dos Emirados Árabes, o Campeonato Brasileiro perde mais um excelente jogador, fato que se torna cada vez mais corriqueiro, e agora não só para os times da Europa e do Japão.

O chileno chegou ao Palmeiras em 2006, foi reserva durante a péssima campanha do mesmo ano e ganhou destaque com Caio Jr, ano passado. O atleta, de 24 anos, viveu um princípio de má fase esse ano, porém havia se recuperado e voltado a jogar bem.

A Valdivia, fica o agradecimento do torcedor do Palmeiras, pelos bons momentos que proporcionou, atingindo o ápice esse ano, na conquista do Campeonato Paulista, título que o clube não vencia desde 1996


Com os petrodólares na mão, os Árabes investem cada vez mais em grandes jogadores para seus campeonatos, e como os dirigentes brasileiros não conseguir enxergar nada além de cifrões em seus jogadores... Conta ainda o fato de muitos clubes não terem caixa para segurar os atletas, e não vêem outra solucão senão negociar seus principais jogadores.

Como outros nomes, como Alexandre Pato, Carlos Eduardo e Marcinho, que deixam o Brasil pelo sonho de jogar no exterior, o campeonato brasileiro fica mais desfalcado. Porém, como fábrica de craques que indiscutivelmente somos, o Brasil vai continuar revelando jogadores, e infelizmente continuara vendendo-os, sendo assim, a unica chance de vê-los jogando será na Selecão Brasileira, agora majoritariamente formada por europeus, algo inimaginável até algumas décadas atrás.


Não precisaria falar isso, já que qualquer um que acompanha minimanete o futebol percebe este fenômeno de negociacões, porém...

Resta a nós, torcedores, esperarmos para que casos como o do jovem vascaíno de 16 anos negociado com a Europa não se torne mais recorrente, e que pelo menos tenhamos a chance de ver potenciais craques jogando em território brasileiro, nem que seja por um curto período

Rodada do final de semana

A primeira rodada do segundo turno comeca neste sábado com 3 partidas, como de costume:

Atlético-PR recebe o lanterna Ipatinga em casa. Deve vencer. O fez no primeiro turno, por 2x0

O Figueirense recebe a ameacada Portuguesa em Florianópolis. No primeiro turno, a partida com maior numero de gols do campeonato até o momento: 10, num eletrizante 5x5. Figueira joga para se manter na Sulamericana e a Lusa para não cair. O placar não deve se repetir e o Figueirense tem o jogo na mão

Em um dos duelos mais interessantes da rodada, o vice-lider Cruzeiro encara o Vitória em casa. Os mineiros venceram na Bahia, por 2x0. O Vitória por um lado tem uma boa chance de pelo menos encostar no São Paulo e na zona da Libertadores, já que o tricolor paulista encara o líder Gremio no Monumental

No domingo, mais 7 jogos completam a rodada:

Em ascensão, o Coritiba de Dorival Junior vai até o Palestra Itália enfrentar o Palmeiras, que não perdeu até agora em casa, tem 8 vitórias e apenas um empate, contra o Figueirense. O Verdão vem sem Valdívia, negociado com o Al Ain, do Oriente Médio. Mais um excelente jogador que deixa o Brasil pelos tentadores petrodólares. No primeiro turno, 2x0 para o Coxa na capital paranaense

O líder Gremio encara o São Paulo em casa, para se manter no topo e tentar abrir uma boa vantagem, já que seus adversários mais diretos tem pedreiras pela frente. o São Paulo precisa vencer para voltar a sonhar pelo titulo, ja que uma derrota significaria 11 pontos de desvantagem para os Gauchos, que venceram no primeiro turno, no Morumbi, por 1x0.

Atrás de dias melhores, Santos e Flamengo jogam no litoral paulista. O Flamengo luta para voltar a ter uma boa sequencia e brigar pelo topo da tabela. O Santos quer sair da zona do rebaixamento.

Goiás e Nautico jogam em Goiânia. Ambos para fugirem do rebaixamento

Vasco e Internacional se enfrentam em São Januário, com os cruzmaltinos querendo sair da Zona do Rebaixamento e o Inter tentando embalar na competicão. O Inter tem mais time, porém já perdeu para times na Zona do Rebaixamento, como Ipatinga e Santos, em casa, por 1x0 e o Vasco vem de uma vitória conta o Palmeiras pela Sulamericana.

Fluminense e Atlético-MG jogam na estréia de Cuca no tricolor carioca. No primeiro turno, 0x0; Cuca quer melhores resultados dos que os obtidos no Santos. A torcida do Flu torce para isso, e assim, deixar a Zona do Rebaixamento e evitar o "tri rebaixamento", já que o time foi rebaixado em 1997, para a série B, 1998 para a C. Em 99 voltou à B, porem em 2000 jogou a primeira divísão, então com o nome de Copa João Havelange, e chegou as semi-finais. Rondou o rebaixamento mais uma vez, na era dos pontos corridos, em 2006, quando terminou em 15o lugar. Naquele ano cairam Santa Cruz, Ponte Preta, São Caetano e Fortaleza. O Atlético tenta se distanciar mais ainda do rebaixamento e brigar pela Sulamericana.

O Botafogo, embalado, vai a Recife jogar contra o campeão da Copa do Brasil, que não tem muitas pretensões. O Botafogo, por outro lado, tenta chegar a Libertadores, e numa visão mais otimista, brigar pelo titulo. A diferenca é grande, 10 pontos, por outro lado, ainda há 19 rodadas a serem jogadas.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sul-Americana para os brasileiros

A copa Sulamericana começou nesta terça-feira para os times brasileiros. O fraco Atlético-PR empatou em casa com o nada empolgante time reserva do São Paulo, por 0x0. O São Paulo nunca venceu o Atlético na Arena. Agora joga por uma vitória simples em casa. Empate com gols é do Atlético e sem gols leva para os pênalti. A melhor campanha de ambos foi a semifinal.

Quarta feira, no Rio de Janeiro, o Vasco de Tita, com um time completamente reserva derrotou o Palmeiras na estréia do goleiro Bruno, sucessor de Marcos. O Palmeiras participa pela segunda vez da Sulamericana. Na primeira não saiu da fase brasileira, terminou em ultimo num grupo que tinha São Caetano e Cruzeiro. O Vasco ano passado chegou as quartas de final e foi eliminado pelo América do México.

No Sul do país, clássico Gre-Nal e empate em 1x1. O Grêmio deve priorizar o campeonato brasileiro, porém Gre-Nal é Gre-Nal.

Hoje, no estádio João Havelange o Botafogo virou para cima do Atlético-MG, 3x1, e praticamente assegurou classificação. Destaque para o habilidoso, porém irresponsável Carlos Alberto, ex-Fluminense, Corinthians, Porto, Werder Bremen e São Paulo, que marcou 2 gols

Disputada desde 2002 para substituir a Mercosul, e sendo uma espécia de Copa da UEFA do continente americano, nunca foi vencida por um Brasileiro. Inter, São Paulo e Atlético-PR ja chegaram às semifinais. O maior vencedor é o Boca Juniors, com 2 titulos, em 2004 e 2005. O campeonato ainda foi vencido em 2002 pelo San Lorenzo-ARG, 2003 pelo Cienciano-PER, 2006 pelo Pachuca-MEX e ano passado pelo Arsenal Sarandi-ARG, que bateu o América na final.
Alem de times de toda a aAmérica do Sul, participam como convidados times mexicanos e esse ano hondurenhos. Porém, em 2006 participou o Alajuelense, da Costa Rica, que levou um sonoro 7x2 do Colo-Colo, que naquele ano chegaria ao vice campeonato. o DC United, dos EUA tambem ja participou uma vez.

A Reta Final

No ultimo sábado e domingo foi encerrado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008, 6ª edição da era pontos corridos, 38ª da era Brasileiro e 50ª do campeonato nacional, disputado anteriormente como Taça Brasil e Robertão.
O Líder, com 41 pontos é o Gremio FBPA, seguido de Cruzeiro, com 36 e Palmeiras com 34. O atual bicampeão São Paulo é o 4º, ultimo da zona de classificação da Libertadores com 33 pontos, 1 a mais que o Vitória e por ai vai.
Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo lutam contra seus próprios desempenhos fora de casa para derrotaram o Grêmio e já que até agora nenhum time que ganhou o primeiro turno perdeu o campeonato.
Irei fazer uma análise dos times e suas pretensões para as ultimas 19 rodadas do Brasileirão de 2008:

Grêmio: Terminou o primeiro turno com 41 pontos, 5 a mais que o Cruzeiro, 7 a mais que o Palmeiras e 8 à frente do São Paulo, ultimo time classificado à Libertadores de 2009 até o momento. Tem a seu favor o fato de nenhum time que venceu o primeiro turno ter perdido o campeonato. Como ponto contra tem no comando Celso Roth, que dirigindo Palmeiras, Atlético-MG e Vasco tem um histórico de bom começo mas depois perde rendimento. Aplicou a maior goleada do campeonato com um 7x1 sobre o Figueirense em pleno Orlando Scarpelli
Cruzeiro: Primeiro campeão da era de pontos corridos, com uma campanha histórica em 2003, os mineiros chegaram bem ano passado, terminando o campeonato em 4º e levando a ultima vaga do país para a "pré-libertadores". Apresenta boa regularidade.
Palmeiras: O gigante adormecido. Não vence um brasileiro desde 1994 e não vencia um campeonato desde 2000, até que foi campeão paulista este ano. O melhor time dentre os 20 em casa, porém apenas a 6ª campanha fora de casa. encerrou o turno perdendo para o Botafogo no Rio de Janeiro. se melhorar o desempenho fora de casa tem grandes chances de pelo menos chegar a vice. Tem como vantagem um elenco forte, com grande investimento e Luxemburgo como técnico. Contra, tem o desempenho fora de casa e pode perder Valdivia
São Paulo: Atual bicampeão, faz uma campanha relativamente discreta. Como a maioria dos times, não tem uma campanha muito regular fora de casa, e tem alguns tropeços em casa, como contra o lanterna Ipatinga. Na primeira rodada do returno pega o lider Gremio em Porto Alegre. Se vencer, volta à briga pelo titulo. Se empatar ou perder, provavelmente briga apenas pela Libertadores.
Vitória: Vindo da 3ª terceira divisão em 2 anos, o Vitória tenta igualar sua melhor campanha em Brasileiros, que foi um vice campeonato em 1993, time que contava com o até então desconhecido goleiro Dida. Tem no comando um bom técnico, Vagner Mancini, que teve uma boa passagem pelo Paulista de Jundiaí, entre 2004 e 2006, quando quase conseguiu a ascensão a primeira divisão. Perdeu para o América-RN no desempate. Este ano, Vagner Mancini foi tecnico do Gremio, substituindo Mano Menezes, porém foi demitido
Coritiba: Time em ascensão. Venceu as ultimas 3 partidas, sendo 2 fora de casa. tem o artilheiro Keirrison no comando do ataque e Dorival Junior como técnico. Dorival acumula sucessos desde o ano passado, quando foi vice campeão paulista com o São Caetano e levou o Cruzeiro à libertadores. Pode encostar
Botafogo: Outro time em ascensão, sob o comando de Ney Franco. Ney surgiu no Ipatinga, chegou à semi-final da Copa do Brasil e foi para o Flamengo. deixou o time após o fracasso na Libertadores do ano passado. Assinou com o Atlético-PR e após um fraco desempenho foi dispensado. O Botafogo mostra um grande futebol desde 2006, quando foi campeão carioca. Ano passado, sob o comando de Cuca chegou a liderar o campeonato. Teve um princípio de crise após a inacreditavel desclassificação na Copa Sulamericana perante o River Plate. Cuca foi substituido e Mario Sergio assumiu. depois Cuca voltou. Este ano, chegou a ocupar as ultimas posições com Geninho no comando. Vem de 5 jogos sem perder
Flamengo: O time vinha mal até vencer a Copa do Brasil em 2006. Ocupou as ultimas posições no campeonato do ano passado até Joel Santana assumir. Terminou em 3º. foi eliminado também de forma incrivel na Libertadores, quando podia até perder por 2x0 para o América-MEX. Perdeu por 3. Joel assumiu a Seleção da Africa do Sul após o fracasso de Parreira e Caio Jr. assumiu, após a perda do titulo estadual pelo Goiás, contra o Itumbiara. após recusar uma proposta do Qatar e vender o artilheiro Marcinho, o time entrou em crise e ficou 7 jogos sem vencer. Voltou à vitória contra o Atlético-PR, na ultima rodada. Briga pela sulamericana
Sport: Primeiro time do Nordeste a vencer a Copa do Brasil, tem vaga assegurada na Libertadores de 2009. Tem uma campanha regular. Sem pretensões no Brasileiro
Internacional: Não conseguiu mostrar em campo o excelente time que tem no papel. Conta com craques como Nilmar, Daniel Carvalho e Alex. Tem o bom Tite como técnico. vinha bem até perder para o laterna Ipatinga e para o também na zona do rebaixamento Santos. Se conseguir engrenar, pode brigar pela Libertadores, senão se contenta coma a sulamericana
Figueirense: Levou a maior goleada do campeonato, e ainda por cima em casa. Tem PC Gusmão como tecnico. O mesmo que ficou 18 jogos em vencer em 2006, por Cruzeiro, São Caetano e Fluminense e o mesmo que venceu o campeonato goiano com o fraco Itumbiara. Briga pela sulamericana.
Atlético-MG: No ano do centenário, não faz de seus melhores anos. Tem o veterano ídolo Marques no comando do ataque e deve brigar pela sulamericana. Conseguiu se distanciar da zona do rebaixamento (5 pontos em relação ao Vasco)
Goiás: Escapou do rebaixamento ano passado, ao vencer o Inter, e rebaixou o Corinthians. esse ano briga para não cair
Portuguesa: Lusa volta a serie A depois de 6 anos. Com Valdyr Espinosa de tecnico, briga para não cair. consegue resultados bons contra times bons, como Cruzeiro e Palmeiras.
Náutico: Disputou as primeiras posições até perder o tecnico Roberto Fernandes. despencou e chegou a figurar na zona do rebaixamento. Com a volta do jovem e talentoso Roberto Fernandes, deve subir, chegar na zona da sul americana e só.
Atlético-PR: Primeiro time fora da zona de rebaixamento, 1 ponto a mais que o Vasco. Tem um time muito fraco, e após ser vice campeão da Libertadores em 2005, semifinalista da SulAmericana em 2006, fez uma campanha discreta ano passado. Tem grandes chances de cair, já que seus adversários na zona de rebaixamento são Vasco, Santos e Fluminense
Vasco: Viveu crise política. Começou o ano com 2 técnicos. Depois que Antonio Lopes assumiu, o time começou a cair. na estréia de Tita,. na ultima rodada foi goleado pelo Vitória, alem do mais perdeu Morais, em crise, para o Corinthians. Sem Eurico Miranda, uma virada de mesa parece improvavel.
Santos: Jogou a Libertadores, chegou nas quartas. Depois amargurou a zona do rebaixamento, que custou a cabeça de Leão. Cuca assumiu, ficou 9 rodadas sem vitória. Venceu 2 jogos, e quando parecia que sairia da Zona, perdeu 2 em casa. Márcio Fernandes assumiu, e na estréia o time perdeu para o Náutico, e já está a 3 do limite do rebaixamento
Fluminense: Quando o time chegou às oitavas da libertadores como o melhor time da primeira fase, eliminou o São Paulo com um gol histórico e venceu o Boca Juniors, o time achava que vencer a nem tão tradicional Liga Deportiva Universitaria em pleno Maracanã seria fácil, e que o time só brincaria no Brasileiro, como disse o (ex)técnico Renato Gaucho. Porem o time perdeu a final da Libertadores nos penaltis e sentiu o golpe. Renato caiu na ultima rodada, após levar uma virada do Ipatinga. Com Cuca no comando, pode sair da zona ou se afundar ainda mais, levando em conta que Cuca não conseguiu livrar o Santos. tem elenco
Ipatinga: Vinha em franca ascensão, chegou as finais do campeonato mineiro em 2005 e 2006, vencendo no primeiro ano. Chegou à serie B em 2007 e subiu direto para a 1ª divisão. Nesse ano caiu no mineiro e deve cair no Brasileiro.