sábado, 4 de outubro de 2008

Torneios: Sul-Americana - pt1

Outra novidade: torneios que já marcaram epoca ou ainda estão por ai. Hoje: Copa Sul-Americana.
- 1992-1999
- 1998-2001
- 1998-2001- 2002-

Foi criada em 1992, como Copa Conmebol, para ser uma segunda força no continente americano. Naturalmente, teria proporções similares às da Copa da Uefa em relação à Champions League, na Europa.

O sistema de classificação também era parecido: Os primeiros 2 ou 3 times (dependendo do país) que não se classificassem à Libertadores da América jogaria a Conmebol. O primeiro torneio contou com 16 times, de 10 países. Eram eles:

Argentina: Deportivo Español, Gimasia La Plata e Velez Sarsfield
Brasil: Bragantino, Fluminense, Atlético-MG e Gremio
Chile: O'Higgins
Bolívia: Oriente Petrolero
Peru: Universitario
Venezuela: Marítmo
Colombia: Atlético Junior
Paraguai: Olimpia
Uruguai: Danubio e Peñarol
Equador: El Nacional

O formato seria mata-mata, com jogos em casa e fora. Como na Copa Sul-Americana, a primeira fase incluia confrontos domésticos, dos paises com 2 ou mais equipes na competição. Sendo assim, avançaram às oitavas-de-final Peñarol, Gremio, Atlético-MG, El Nacional, Deportivo Español, Gimnasia La Plata, Atlético Junior e Olímpia.

Nas semi-finais, jogaram Atlético-MG, El Nacional, Olimpia e Gimnasia. A final foi entre Atlético-MG e Olímpia. Após vencer por 2x0 no Mineirão, o Atlético perdeu para o Olimpia em Assunção por 1x0, mas sagrou-se campeão da primeira edição da Copa Conmebol.

Em 1993, o formato seria o mesmo, e a distribuição de equipes também, com excessão do Brasil com 5 equipes e a Argentina com 2. Isso foi culpa do titulo do Atlético no ano anterior, que abriu mais uma vaga para o Brasil. Representaram o Brasil nesse torneio Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Vasco e Bragantino.

Os detentores do título avançaram ante o Fluminense na primeira fase, venceram nos penaltis por 4x2, após duplo 2x0, a favor do Atlético em Minas e do Flu no Rio.o Atlético avançou ainda até as semifinais, quando se degladiou com outro alvi-negro, o Botafogo. Foi eliminado e o Botafogo decidiu o título com o Peñarol, do Uruguai, naquela época já sem tantas glórias dos anos 60/70 e conseguiu levar o segundo titulo em 2 edições para o Brasil. Empate de 1x1 no Rio e 2x2 no Uruguai e nos penaltis 3x1 para o Fogão.

Assim seguiu o campeonato durante os anos, coroando como campeões o São Paulo, em 1994 em final contra o Peñarol, o Rosário Central em 1995, após o reverter um incrível placar de 4x0 em casa. Perde a primeira final para o Atlético-MG por 4x0 e venceu em Rosário por 4x0, ainda levou a melhor nos penaltis para tirar o título do Brasil pela primeira vez em 4 edições da competição.
Em 1996 o campeão foi o Lanus, que derrotou o Independiente de Santa Fé, da Colombia, no que foi a primeira final sem times brasileiros. O melhor representante brasileiro então foi o Vasco, que caiu nas semfinais para os vice-campeões;
Em 1997 o Atlético conseguiu seu bicampeonato, em final contra o Lanus, que buscava o bi. Neste ano, o numero de participantes subiu para 18, e o torneio continha uma fase preliminar entre times da Bolívia e Venezuela, que ganharam mais um participante cada.
Em 1998 a Conmebol já tinha entrado em decadencia, e nesse ano começou a Mercosul, mas ainda houve torneio, vencido pelo Santos contra o Rosário Central. O ultimo ano da competição com nome de Conmebol foi em 1999. A competição perdia adeptos à copa Mercosul e a Merconorte. Para se ter uma idéia, em 99 os participantes brasileiros foram o CSA, São Raimundo, Vila Nova e Paraná Clube; Mas eles não fizeram tão feio, e o CSA foi à final competição. Não ganhou, de fato, perdeu para o Talleres de Córdoba, mas de qualquer modo é um resultado significativo para uma equipe que nem figura mais entre as 3 principais divisões brasileiras apenas 10 anos depois.

Mercosul e Merconorte

Com a decadencia da Conmebol, foram organizados outros campeonatos para o continete sul-americano. Seguindo os passos do bloco economico do Mercosul a Traffic, empresa de televisão resolveu organizar um campeonato com os clubes mais tradicionais de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, criando assim a Copa Mercosul. Colombia, Venezuela, Equador, Peru e Bolivia, convidando ainda depois times Mexicanos, Americanos e Costa-riquenhos para participarem. O real intuito porém da Copa Mercosul era originar renda devido aos direitos de imagem dos clubes participantes. Como não dava vaga em nenhum outro torneio, entrou em decadencia após apenas 4 edições.

A primeira delas foi em 1998. A Merconorte começou no mesmo ano. Ambos eram organizadas em grupos, diferentes da Conmebol. O primeiro vencedor da Mercosul foi o Palmeiras, que venceu a final contra o Cruzeiro. Um dos jogos das finais foi aquele épico 7x3, resultado que certamente mora na memória dos torcedores dos dois times.
A merconorte por sua vez tinha apenas 12 times participando. O regulamento previa que apenas os campeões de cada grupo além do melhor segundo colocado fariam as semifinais. Assim foi e 3 colombianos (Atlético Nacional, Millionarios e Deportivo Cali) enfrentaram o El Nacional, do Equador, em partidas de mata mata. A final foi entre colombianos, e o Atlético Nacional bateu o Millionarios ficando assim com o título da Merconorte.

Em 1999, o Palmeiras chegou denovo a final da Mercosul, dessa vez contra o Flamengo, e perdeu.
Na Merconorte, o regulamento foi mantido, e as semifinais foram entre Alianza Lima, do Peru e America, da Colombia e Independiente Santa Fé, também da Colombia contra o Caracas da Venezuela. A final denovo foi entre Colombianos, e desta vez quem se deu melhor foi o América de Cali.

2000, novo milenio e Sul-Americana termino outra hora

Nenhum comentário: