sábado, 4 de outubro de 2008

Esquecidos na História - Nottingham Forest



O time que foi campeão da Copa Européia (Atual Champions League) em 1979




Hoje estréio uma nova seção por aqui. Não que vá mudar algo, já que ninguem visita o blog. Mas vou contar sobre os grandes times, ou não tão grandes assim que já passaram por aí e sumiram. Estreiando hoje, o Nottingham Forest, da Inglaterra, bicampeão da Uefa Champions em 1978/79 e 1979/80.

História

Fundado em 1865, por um grupo de jogadores de Shinty, um esporte gaélico, ganhou seu primeiro torneio em 1898. Muito antes de se pensar em fazer um torneio assim no Brasil, mas ai é outra história. O título em questão foi a Copa da Inglaterra. A equipe bateu o Derby por 3x1. Porém o início do século XX não foi bom para os 'The Reds', que passaram grande parte da primeira parte do século na segunda divisão, tanto que em 1949 o clube chegou a cair para a terceira divisão, voltando em 1951 à segunda, e em 1957 a volta para a primeira divisão.

A equipe venceu a FA Cup em 1959. Seguiram-se anos de glórias, com vice campeonatos nacionais e semi-finais da FA Cup, em 1967. Mas o clube não conseguiu a manutenção de bons resultados e voltou à segunda divisão em 1972.

ERA CLOUGH

O jogo começou a virar quando o técnico Brian Clough e seu assistente Peter Taylor assumiram o comando do Forest. O treinador havia ganho destaque no Derby County ao vencer a liga em 1972. O técnico chegou ao clube em 6 de janeiro de 1975, para substituir Allan Brown. Sua estréia fora na terceira rodada da FA Cup, contra o Tottenham. Sua equipe venceu por 1x0 gol de Neil Martin. Na próxima temporada, o Nottingham conseguiu a terceira colocação na segunda divisão, e com isso o acesso.

Porém o que ninguém esperava era o sucesso repentivo que o time conseguiria nas próximas 3 temporadas. Logo na sua temporada de volta (1977/78) a equipe sagrou-se campeã da primeira divisão inglesa e conseguiu assim classificação à Uefa Champions de 1978/79.

Glória máxima: Uefa Champions League de 1979.

Comemorando o título após a final com o Malmö e camisa comemorativa da final.

A estréia do Nottingham foi uma parada dura. Ninguém menos que os atuais campeões europeus, o Liverpool. Após uma excelente vitória de 2x0 em seus domínios, coube aos Reds de Nottingham segurarem os Reds de Liverpool no Anfield. o jogo acabou 0x0 e o Nottingham avançou à proxima fase. Naquela época (até 1992-93) a UCL era jogada em fases de mata-mata e chamava-se copa Européia.

Na próxima fase, o tradicional AEK Athens não foi páreo para o Nottingham. A equipe inglesa venceu os adversários na Grécia por 2x1 e na Inglaterra por 5x1, classificando-se assim às quartas de final. Seu adversário seriam os suíços do Grasshopers. Não foi um adversário muito difícil. 4x1 em Nottingham, 1x1 na Suíça. Avançaram tambem o FC Koln, ao eliminar o Glasgow Rangers, o Malmö, da Suécia ao eliminar o Wisla Krakow e o Austria Wien ao eliminar o Dynamo Dresden, d Alemanha Oriental.

O Cerco começou a apertar e o confronto seguinte seria mais difícil. O Koln, da Alemanha endureceu em Nottingham e o resultado foi um empate em 3x3. Na outra semifinal, o Malmo segurava um empate em Viena com o Austria Wien por 0x0. Na segunda partida, heróica vitória do Nottingham por 1x0, e o clube que até a 2 temporadas atrás estava na segunda divisão chegava a final do torneio mais importante do mundo. Seu adversário seria o Malmö, da Suécia, que também obeteve uma vitória de 1x0.

A final da copa dos campeões de 1979 seria jogada em Munique, no Olympiastadion, dia 30 de Maio. O árbitro foi Erich Linemayer. A lotação do estádio, 57 mil pessoas. O Malmö jogou desfalcado de sua principal dupla de zagueiros e sem seu capitão, que havia quebrado o dedão em um treinamento.

Com seu uniforme Vermelho, e comandados pelo bom goleiro Peter Shilton e John McGovern, o capitão, o Nottingham viu um Malmö (que tinha uniforme camisa e meiões azul-claros e calções brancos) jogar na defensiva.

Com gol do número 7 Trevor Francis aos 45 minutos de jogo, o Nottingham fez 1x0 e foi campeão com esse resultado. O tradicional seria o Nottingham enfrentar o campeão da Libertadores da América, no caso o Olímpia do Paraguai em duas partidas. Os campeões europeus decidiram não participar, cedendo sua vaga aos vice-campeões do Malmö, que perderam por 1x0 e 2x1 e ficaram com o vice. Desse ano em diante ficou decidido que seria disputada apenas uma partida, no Japão e se chamaria Copa Toyota.

O Nottingham neste ano disputou com o Barcelona a final da Supercopa européia, e venceu por 2x1 no agregado, após 1x0 em casa e 1x1 fora.

1980: O bi do Nottingham.

John McGovern ergue o bi do Nottingham e o cartaz da final, que ocorreu em Madri, Espanha


Dessa vez defendendo o título, o Nottingham jogou a Copa Européia estreiando contra um time da mesma nacionalidade do que fora vice em 1979: O sueco Östers. conseguiu a classificação com um 2x0 em casa e um empate fora. Destaque da primeira fase foi o Ajax, que derrotou o Helsinki, da Finlândia por 8x1 em casa e 8x1 fora, fazendo um total de 16-2 no agregado. Incrível.

Nas oitavas de final os adversário seriam os romenos do Arges Pitesti. Não conseguiram impor resistencia. Resultado: 2x0 em casa e 2x0 fora. Outra vez destaque para o Ajax. Após vencer o Omonia, do Chipre, por 10x0 em casa, a equipe se deu ao luxo de perder de 4x0 fora. Pode-se imaginar o animo dos jogadores envolvidos.

Quartas de final, bi chegando perto, dessa vez o adversário vinha denovo do outro lado da Cortina de Ferro: O Dynamo de Berlim. Berlim do lado soviético. E o Nottingham saiu em desvantagem, perdeu em casa por 1x0. Tinha como obrigação virar fora de casa e o fez, 3x1, conseguindo um 3x2 no agregado. O Ajax mantinha suas goleadas. Empatou com o Strasbourg na França, porém em casa fez 4x0 e estava nas semifinais. A equipe holandesa buscava o quarto título, que viria porém em 1995. Juntaram-se aos dois o tradicionalíssimo e maior vencedor do torneio Real Madrid e o Hamburg, da Alemanha do lado capitalista.

O confronto mais esperado do torneio aconteceu. Os defensores do título, o Nottingham enfrentariam a sensação, o Ajax. O Real buscava seu sexto titulo contra o Hamburgo, que queria o primeiro. Primeiro jogo vitória dos donos de casa: O Nottingham fez 2x0 no Ajax e mostrava-se serio candidato ao titulo. Denovo. Os merengues derrubaram o Hamburgo por 2x0, no Santiago Bernabeu. Na volta, o Ajax bem que tentou, mas não conseguiu reverter o placar. Venceu por apenas 1x0 e não chegou à final. O Hamburgo, porém teve outro destino: um sonoro 5x1 no Real, eiria tentar impedir o Bi do Nottingham.

Por ironia do destino (ou não), o Real Madrid perdeu a chance de decidir o torneio em casa, já que a final seria cediada em seu estádio, com capacidade de 50 mil torcedores. A final foi dirigida pelo arbitro portugues Antonio Garrido, e ocorreu à 28 de Maio de 1980. 2 dias antes de se completar 1 ano do ultimo título do Nottingham.

O Nottingham mantinha a mesma base, com o goleiro Peter Shilton e o capitão McGovern, dessa vez jogando com a 7, ao contrário da 4 do ano anterior. No Hamburgo, destaque ao futuro treinador Felix Magath. O gol do escoces John Robertson, aos 21 minutos de jogo não só deu o bicampeonato ao Nottingham como também fez o time ingles se tornar o primeiro time a vencer o torneio europeu mais vezes (2) do que sua liga doméstica (1).

Dessa vez o Nottingham foi ao mundial, porém perdeu para o Peñarol, do uruguai, por 1x0 no que foi a primeira final no Japão.

Neste ano, nem a Supercopa ficou com o Nottingham. Mesmo com o empate no total de pontos e gols com o Valencia da Espanha, por 2x2, a equipe ibéria levou o titulo no critério de gols marcados fora de casa.

Nottingham em ação na final contra o Hamburgo, Madrid, 1980


Após os titulos europeus.

O time britânico não conseguiu o tricampeonato europeu em 1981. Fora eliminado logo na primeira fase, pelo CSKA Sofia, após um duplo 1x0. A equipe não voltou a conquistar um título ingles, mas foi à Copa da Uefa de 1984 após uma terceira colocação no nacional de 83. Na Uefa, conseguiu eliminar o Vorwarts Frankfurt, o PSV Eindhoven, Celtic e Sturm Graz, antes de ser eliminado pelo Anderlecht. Mais tarde ficou provado que a equipe belga havia subornado o árbitro do jogo. O resultado, porém não foi modificado. Justiça divina ou não, o clube perdeu a final nos penaltis para o Tottenham, também da Inglaterra.

Apesar de conseguir ficar em terceiro no campeonato nacional em 88 e 89, a conquista significativa do Nottingham veio em 1989, com a Copa da Liga Inglesa, após bater o Luton Town. Clough também levou para Nottingham o bi da copa da Liga em 1990, após vencer o Oldham Athletic.

Já em 1991, o Nottingham teve a chance de conquistar outra FA Cup, contra o Tottenham e chegou a sair na frente do placar, porém cedeu a virada. Forest chegou a sua terceira final da Copa da Liga em 4 anos em 1992, porém perdeu para o Manchester United, que começava sua hegemonia sob o comando de Alex Ferguson.

Fim da Era Brian Clough

Aconteceu em maio de 93, quando o torneio ingles ja se chamava Premier League. Após 18 anos no topo, o Nottingham foi rebaixado. O zagueiro do time campeão europeu de 79, Frank Clark veio para substituir Clough. Conseguiu voltar a primeira divisão em 94, após ficarem com o vice campeonato da Segunda divisão. No próximo ano, o Nottingham conseguiria seu ultimo resultado expressivo na Liga: uma terceira colocação, atrás apenas de Blackburn Rovers e Manchester United, conseguindo assim vaga na Uefa Cup, sem resultados expressivos.

Porém Clark não conseguiu manter a boa forma, e em 1996-97 com a equipe brigando para não ser rebaixada, foi demitido e o capitão da equipe, Stuart Pearce se tornou um treinador-técnico, mas durou pouco. Em março de 1997 o técnico do Crystal Palace Dave Bassett foi contratado. Não deu resultado e a equipe caiu. Mas conseguiu voltar como campeã da Segundona em 1998.

Trocando de técnico pela terceira vez em 5 anos, dessa vez Ron Atkinson foi contratado em meados de 99, mas a equipe já não era mais a mesma da era Clough e com péssimos resultados, destacando-se a goleada sofrida pela equipe perante o Manchester U., por 8x1 o Nottingham caiu. Denovo. David Platt assumiu o comando do time e gastou 12 milhões de libras em jogadores, o Nottingham não conseguiu voltar à primeira divisão, terminando por 2 anos no meio da tabela. Quando a equipe começou com problemas financeiros, Platt deixou o time e foi para a Seleção Sub-21 da Inglaterra.

Paul hart assumiu 2 horas após a saída de Platt e encontrou muitas dificuldades em um time sem dinheiro, terminando em 16º na primeira temporada. Com o clapso da ITV Digital, o Nottingham Forest se viu em uma crise financeira maior ainda. A solução foi vender os principais jogadores, e quase deu certo, por na temporada 2002-03 quase voltaram a primeira divisão, terminando em 6º nos playoffs, pois perderam para o Sheffield United. Quem entrou em colapso dessa vez foi o time e Hart foi sacado da equipe no início de 2004. A equipe foi incapaz de obter bons resultados e em dezembro de 2004, após entrar na zona de rebaixamento e Kinnear pediu demissão e a equipe foi rebaixado para a terceira divisão pela primeira vez em 54 anos.

Em Fevereiro de 2006 a equipe beirava a zona de rebaixamento para a 4ª divisão quando Megson pediu demissão e assumiram a equipe Frank Barlow e Ian McParland. Com eles, o Nottingham conseguiu 10 jogos de invencibilidade com 6 vitorias seguidas. Mesmo com a incrível recuperação, a equipe acabou em 7º lugar.

Com Colin Calderwood assumindo a equipe em 2006 e abrindo 7 pontos de vantagem na liderança da terceira divisão faltando 7 rodadas para o fim do torneio, o Nottingham começou a perder e acabou em 4º, tendo que disputar playoffs para garantir o acesso. Yeovil Town seriam os adversários. Tudo parecia correr bem, 2x0 no primeiro jogo. No segundo porém, a ''casa caiu''. Aos 38 minutos do segundo tempo, o jogo estava 1x1 e o Nottingham ia se classificando, porém cedeu gols e acabou perdendo de 5x2, ficando mais um ano na terceirona.

Em 2007-08 tinha que dar. Começaram sem vencer os 6 jogos competitivos, mas conseguiram grandes sequencias de vitórias e invencibilidade, o Forest chegou a liderança no Natal. Em 2008, a equipe perdeu rendimento fora de casa e chegou a ficar 11 pontos do segundo colocado, após vencer apenas 1 jogo em 7. A terceira colocação levava o time aos playoffs mais uma vez. Mas o Forest revertou o placar e após o troco no Yeovil, vencendo por 3x2 conseguiu o acesso, o primeiro em 10 anos. Nessa temporada, o Nottingham conseguiou ficar 24 jogos de 46 sem levar gols.

Agora na segunda divisão, contratou nomes de relativo peso, como Paul Anderson, que chegou a defender o Liverpool, em busca de reviver os bons tempos da era Brian Clough, ou pelo menos voltar a primeira divisão.

Uniforme atual do Nottingham.

Principais títulos:

Copa Européia: 1978-79 e 1979-80
Supercopa: 1978-79
Campeonato Ingles: 1977-78
FA Cup: 1898, 1959
Copa da Liga: 1989, 1990

Estádio:

Cirty Ground, 30,602 pessoas

Rivais:

Notts County, Derby County e Leicester City

Curiosidades:

O Nottingham é o unico clube a vencer a Copa dos Campeões mais do que seu campeonato nacional. Também é o unico campeão a jogar a terceira divisão nacional.

6 ex-jogadores ou técnicos do Nottingham estão no Hall da Fama do futebol Ingles: Brian Clough, Roy Keane, Viv Anderson, Ian Wright, Dave Mackay e Peter Shilton.

O uniforme do Independiente, da Argentina é baseado no do Nottingham e foi desenhado após uma turne argentina em 1907.

Nottingham Forest foi o primeiro time a marcar 7 gols como visitante na Premiership, contra o Sheffield Wednesday, em 1995.


Nenhum comentário: