quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Líderes esquentam a rodada no Sul

Não, eu não estava em Santa Catarina tampouco em Porto Alegre. Mas a julgar pelas condicões climáticas de São Paulo e pelo fato de a maioria dos jogadores estar jogando com camisas de mangas longas cheguei a conclusão que devia estar bem frio por lá.

Mas o clima acabou se tornando secundário diante das grandes apresentacões de Palmeiras e Figueirense, em Floripa e Gremio e Santos, na capital gaúcha. O Palmeiras defendia sua lideranca, que se baseava em numero de vitórias (17, contra 16 do Gremio) e o Gremio tentava se reerguer, pois passou um mes inteiro sem vitórias e viu sua confortável vantagem na lideranca cair vertiginosamente ao ponto de ter que dividi-lá com o Palmeiras. Lembrando que até poucas rodadas atrás possuía vantagem de 8 pontos.

Iniciando a rodada em Floripa, o Palmeiras nem ligou para o fato de estar jogando fora de casa. Atuando longe do Palestra Itália até esta rodada, havia conseguido apenas 16 pontos, com 4 vitórias e 4 empates. Perdera outras 6 partidas. Queria adicionar mais tres pontos aos seus 53, e talvez até abrir uma vantagem mais confortável em relacao ao Gremio. Foi pra cima, tentou, chegou a balancar as redes com Gustavo, mas o jogo já estava parado, pois o artilheiro Alex Mineiro, quem recebeu a bola e tocou para Diego Souza, que por sua vez deu para Gustavo marcar estava em posicao ilegal.

Alguns quilometros dali, no Olímpico, o Gremio marcou com o uruguaio Richard Morales. Chute, a bola desvia em Domingos e sobra para o centro-avante castelhano marcar, sem chances para o goleiro Douglas. O Gremio retomava a lideranca, com 56 a 54.

Sabendo do gol tricolor, o Palmeiras resolveu ir para cima do Figueira, mas não obtinha sucesso. O Gremio fazia a mesma coisa, chegando mais perto do segundo gol do que o Santos do empate. Porém, mesmo com tantas oportunidades não conseguia marcar. O Santos quase o fez em cobranca de escanteio. Quase um gol olímpico no estádio que leva este nome.

O jogo do Palmeiras era muito faltoso, com o Figueirense cometendo grande maioria das mesmas. Leandro fora advertido, porém, com cartão amarelo após falta dura, a qual poderia ter-lhe rendido uma expulsão. O Gremio insistia, mas não conseguia. Enquanto isso, na outra partida da noite, em Recife o Sport complicava ainda mais a vida do Vasco, fazendo 1xo. Depois, a equipe cruzmaltina empataria.

Assim o tempo foi passando, com o Gremio perdendo chances em POA e o Figueirense explorando contra ataques em seus domínios. No final do primeiro quase chegou a marcar, porém Marcos, o melhor goleiro do Brasil, saiu com precisão e impediu o que seria o primeiro gol da partida. Ao final do primeiro tempo nas duas partidas, o Vasco da Gama virava o jogo contra o Sport, Leandro Amaral denovo.

O Santos no final do primeiro tempo conseguia colocar uma pressão maior na equipe do Gremio, sem chegar ao gol.

A etapa final do jogo do Orlando Scarpelli comeca e cerca de 4 minutos depois, o do Olímpico. O Palmeiras se mostrava decidido a marcar e vencer o Figueirense fora de casa, porém não conseguiu traduzir em gols a vontade que tinha. O jogo esquentou, e Kleber quase foi expulso. No Sul, o jogo poderia muito bem estar 6x0 para a equipe da casa, mas os deuses do futebol quiseram que só estivesse um unico gol de vantagem. Assim os jogos caminharam para seus finais.

Se Palmeiras x Figueirense acabaram em 0x0 mesmo após a cabecada de Kleber que bateu na trave e no goleiro Wilson antes de sair, mesmo com as cabecas de Gustavo e Roque Junior que não entraram, mesmo com o Figueirense perdendo um gol sem goleiro, no Sul parece que os momentos finais carregavam tanto quanto, ou até mesmo mais emocao do que o resto da partidam que diga-se de passagem, ja havia sido excelente, valendo o ingresso para os torcedores que compareceram ao estádio gremista.

Aos 44 minutos, Carleto do Santos cobrou falta com forca e o goleiro Vitor mandou para escanteio. Na cobranca, Carleto ficou com a sobra e chutou. O zagueiro numero 14 do Gremio (não sei quem é) meteu a mão na bola. O juiz não marcou o penalti e deixou o jogo seguir. Aguardem sentados os que esperam um penalti aos 45 minutos do segundo tempo contra o time mandante, que vence por apenas um gol de diferenca e está diretamente na briga pelo titulo faltando cerca de 10 rodadas. No contra-ataque veloz, Fabiano Eller exagera na falta, recebe o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho. Comeca ai as reclamacões - com razão - da equipe santista, principalmente de um indignado Carleto, que se tornou um dos principais personagens deste final de jogo. Após quase 3 minutos de jogo interrompido, o Gremio tem que cobrar esta falta. Cobranca vem forte e Douglas bate roupa. No rebote, o Gremio marca seu segundo gol e fecha o placar, chegando a lideranca denovo, após a mesma passar 2 partidas nas mãos dos paulistas.

Outros resultados da noite:

Sport 2x2 Vasco - Ilha do Retiro.

O Brasileirão não realiza sua trigésima rodada este final de semana, pois a selecão brasileira entra em campo pelas eliminatórias.

Os líderes tem compromissos distintos na próxima rodada. O Palmeiras recebe o São Paulo em casa, jogo que será determinante para as aspiracões de ambos. Caso perca, ve o São Paulo o ultrapassar e o titulo fica mais distante. Se vencer praticamente sepulta as chances de um tricampeonato tricolor e se mantém na briga. Um empate é ruim para ambos.

O Gremio enfrenta a Portuguesa, também em São Paulo. Tem tudo para sair da capital paulista com 59 pontos.

Nenhum comentário: