Confirmado hoje que o técnico Alfio Basile, da Argentina pediu demissão. Segundo fontes, o treinador tomou a decisão ao final do jogo contra o Chile, ao observar a apatia dos seus jogadores.
Basile voltou à Seleção após uma vitoriosa passagem pelo Boca Juniors, quando conquistou 4 titulos em 2 anos. (Sulamericana 2005/Clausura 2006/Apertura 2005/Recopa 2005)
Voltou à seleção em 2006, após o fracasso de Jose Pekermann na Copa de 2006, quando a Argentina foi eliminada nos penaltis ante a anfitriã Alemanha.
Nas eliminatórias, a Argentina não encanta. Mesmo assim está em terceiro lugar, com 16 pontos. Dificilmente terá sua vaga para a Copa ameaçada.
Só por comentar: Outros técnicos de outras seleções podiam tomar a mesma atitude devido à apatia do time, não acham?
A jogadora de futebol alemão Eva Roob, 23 anos se tornará Samira Summer.
Por receber um salário muito baixo no Nuremberg, a ex-jogadora se tornará atriz porno.
''- Não era possível viver do futebol e, assim, tive que arranjar outro emprego. Muitas vezes acabava as cenas pornôs às 5h e às 10h tinha que treinar. Era muito estressante''
Foi isso que disse a jogadora.
Creio que os torcedores do seu ex-time irão aprovar a troca. e ai, o que achou da troca??
Li na internet que correm boatos que o Brasil deverá ter novo treinador em 2009; Parece que já estão até contratando uma nova comissão técnica, e que Portugal deve marcar a despedida do ex-capitão da Seleção Nacional.
Dunga estreou em 2006 para substituir Parreira, que saiu para treinar a Africa do Sul, sem sucesso.
Quando para a seleção mais tradicional do mundo é mais vencer fora de casa, e partidas em casa como contra uma equipe que foi apenas a duas copas do mundo e marcou um mísero gol acabam no zero, algo está errado.
E se não está no campo...
Voltando ao jogo de ontem. Os colombianos, que já não são mais aquela sensação dos anos 90 jogaram de igual para igual com o Brasil e não levaram gol no primeiro tempo. Nem no segundo. O Brasil ainda fez 3 substituições em vinte minutos do segundo tempo. O jogo acabou 0x0. Sorte que os times apresentam incostancia, assim o Brasil mantém a vice liderança, agora 3 pontos atras do Paraguai.
Os hermanos perderam para o Chile, 1x0. destaque negativo para Burdisso, que após dividida de cabeça saiu de campo inconsciente.
Outros jogos da rodada: Paraguai 1x0 Peru Bolivia 2x2 Uruguai Venezuela 3x1 Equador
Classificação:
Paraguai, 20 Brasil, 17 Argentina, 16 Chile, 16 Uruguai, 13 Equador, 12 Colombia, 11 Venezuela, 10 Bolivia, 9 Peru, 7
O Milan, de Ronaldinho Gaucho e Emerson foi disputar um amistoso na Albânia, o país mais pobre da Europa. E seu adversário foi o tradicionalíssimo time local, o KF Tirana.
E não é que os ex-iugoslavos aprontaram para os rosso-neri?2x1. Isso mesmo, o time do asilo Milanês perdeu para os Tiranos de Tirana (sacou? hã, hã?) por 2x1.
Xhafa e Musaka marcaram para os albaneses, enquanto Ronaldinho Gaucho, ele mesmo, fez para o Milan. 2x1. O Tirana levantou um torneio amistoso meia-boca que foi disputado nesta data Fifa para eliminatórias.
A equipe do Milan foi: Abbiati; Pasini, Maldini, Favalli e Antonini; Cardacio, Émerson, Ambrosini e Seedorf; Inzaghi e Ronaldinho
Foram decididos este final de semana os classificados à próxima fase das eliminatórias. Classificaram-se:
Camarões Guiné Benin (eliminando Angola, que foi à ultima Copa do Mundo) Nigéria (Com um incrível aproveitamento de 100%, 18 pontos em 18, 11 gols pró e 1 contra. Antes de outro comentário, em seu grupo estava a Africa do Sul de Joel Santana) Gana (Neste grupo algo surpreendente aconteceu: Gana, Gabão e Libia empataram com 12 pontos, 4 vitórias e 2 derrotas. Gana avançou porque teve um gol a mais de saldo em relação à Libia), Argélia Costa do Marfim Marrocos (Este grupo contou apenas com 3 integrantes) Burkina Fasso Mali Zambia (Grupo também com 3 integrantes; Egito
Agora, essas 12 seleções se juntarão aos 8 melhores segundos colocados, que são: Ruanda (Grupo 8), Tunisia (Grupo 9), Quenia (2), Togo (11), Gabão (5), Sudão (10), Malaui (12) e Moçambique (7)
Agora as 20 equipes serão divididas em 4 grupos de 5. Os campeões de cada grupo se juntarão a Africa do Sul na disputa da Copa do Mundo
O atacante russo Roman Pavlyuchenko, do Tottenham, foi eleito deputado pelo parlamento da cidade de Stavropol, sua região natal no sul da Rússia, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades locais.
Pavlyuchenko, ex- Spartak Moscou, concorreu ao cargo pelo partido do governo, Rússia Unida, que obteve mais de 66% dos votos na eleição de domingo, segundo a agência RIA Novosti.
O jogador, 26 anos, seguiu o exemplo de muitos outros atletas russos, inclusive campeões olímpicos, que se filiaram ao partido governista nos últimos anos.
Pavlyuchenko vem se recuperando de uma lesão no tornozelo, problema que o afastou da partida da seleção russa contra a Alemanha, no último sábado em Dortmund, pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010.
Contratado recentemente pelo Tottenham, Pavlyuchenko foi artilheiro do Campeonato Russo em 2006 e 2007, e também da seleção da Rússia na última Eurocopa, com três gols
E você que pensava que o Brasil era uma zona.. pff. Por aqui, Robgol (ex-Paysandu, ex-Santos -PA), Tulio Maravilha (Vila Nova-GO) e Ademir da Guia (SP) já se elegeram veradores. este ano tentaram, só em São Paulo, Wladmir e Dinei, do Corinthians além de Ademir da Guia, que tentou a reeleição. Sem sucesso. Gostaria de saber como ele vai exercer o cargo vivendo na Inglaterra, que aliás é um paraíso para os Russos que fogem do seu país.
O brasileiro, filho de um alemão e uma panamenha, Kevin Kuranyi, do Schalke 04, foi afastado da seleção Alemã pelo menos pelo tempo em que o técnico Joachim Loew estiver a frente do selecionado nacional.
Isso se deve ao fato de que na partida contra a Russia, valida pela rodada européia das eliminatórias a Copa do Mundo da África do Sul/2010 o jogador deixou a seleção alemã no intervalo, e não retornou à concentração com a equipe no onibus.
Mais tarde o jogador pediu desculpas, aceitadas pelo técnico, mas não o fará voltar atrás. Até a data, Kuranyi havia jogado 52 partidas pela Alemanha, com 19 gols.
Certíssima a punição. Uma indisciplina inaceitável já em clubes, na seleção principalmente. Levando em conta que se trata da Alemanha, um dos países mais disciplinados do mundo, não poderíamos esperar uma decisão diferente.
Kuranyi é um dos jogadores mais importantes do Schalke e isso mancha sua carreira.
O Brasil foi até a Venezuela fazer o clássico do momento no lado sul do atlantico: A poderosa seleção da Venezuela que mostrava uma campanha incrivel com 7 pontos em 9 jogos ocupando a vice lanterna recebeu a seleção canarinho, 5 vezes campeã mundial e com 17 copas a mais no currículo que os rivais.
A partida foi árdua, desde que o Brasil foi humilhado em um amistoso, a vingança fazia parte do cardápio brasileiro. O Brasil foi para cima e com Kaka abriu o placar. Robinho acertou um belo chute e fez o segundo, ainda antes do décimo minuto.
Elano recebeu a bola livre de marcação e cruzou para Adriano, o Imperador (não sei daonde) fuzilar e vencer o excelente goleiro Vega. A Venezuela porém não se deu por vencida e o goleiro brasileiro Julio Cesar conseguiu evitar uma reação. Na segunda etapa o Brasil exagerava nos gols perdidos e só fechou o placar com Robinho, após enfiada de bola, matou o goleirão bolivariano.
Final de jogo: Brasil cumpre sua missão e faz 4x0 na Venezuela.
Outros resultados: Argentina 2x1 uruguai Paraguai 1x0 Colombia Equador 1x0 Chile
Na partida do recorde de público do brasileirão o Flamengo levou um vareio do Atlético-MG, em pleno Maraca.
As duas equipes já fizeram grandes jogos, como a final do Brasileiro de 1980, vencida pelo Flamengo e aquele jogo desempate no Serra Dourada, pela Libertadores de 81. O Atlético foi roubado até dar dó. Na ocasião, o jogo acabou por falta de jogadores, já que o galo teve 5 atletas expulsos (!!!) antes do final do primeiro tempo.
O Atlético desta vez fez 3x0 no rival. Não muda muito em sua campanha, porém o Flamengo viu o Gremio abrir distancia. A equipe ainda acredita em titulo, mas já é praticamente impossivel. Melhor se concentrar em uma vaga para a Libertadores.
Ambos jogando em seus dominios fizeram seus papéis.
O Cruzeiro venceu por 1xo o Ipatinga, times que já fizeram a final do campeonato mineiro por dois anos seguidos. O gol foi do bom Ramires.
O São Paulo não fez diferente, mesmo resultado da equipe celeste, contra o Náutico. Gol de Hernandes.
Ambos tem agora 52 pontos. Ambos permanecem a 4 pontos do líder e dois do vice-líder. A unica coisa que muda é que caso o Flamengo não venca no jogo de amanhã, o São Paulo é o novo integrande do G4.
No outro jogo da noite, o Vitória vencia por 1xo, mas teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e viu o Botafogo virar para 3x1. O Vitória agora luta por uma Sul-americana, enquanto o Botafogo mantém esperancas de uma Libertadores. Ainda tem confronto direto com Palmeiras, São Paulo e Flamengo.
Não, eu não estava em Santa Catarina tampouco em Porto Alegre. Mas a julgar pelas condicões climáticas de São Paulo e pelo fato de a maioria dos jogadores estar jogando com camisas de mangas longas cheguei a conclusão que devia estar bem frio por lá.
Mas o clima acabou se tornando secundário diante das grandes apresentacões de Palmeiras e Figueirense, em Floripa e Gremio e Santos, na capital gaúcha. O Palmeiras defendia sua lideranca, que se baseava em numero de vitórias (17, contra 16 do Gremio) e o Gremio tentava se reerguer, pois passou um mes inteiro sem vitórias e viu sua confortável vantagem na lideranca cair vertiginosamente ao ponto de ter que dividi-lá com o Palmeiras. Lembrando que até poucas rodadas atrás possuía vantagem de 8 pontos.
Iniciando a rodada em Floripa, o Palmeiras nem ligou para o fato de estar jogando fora de casa. Atuando longe do Palestra Itália até esta rodada, havia conseguido apenas 16 pontos, com 4 vitórias e 4 empates. Perdera outras 6 partidas. Queria adicionar mais tres pontos aos seus 53, e talvez até abrir uma vantagem mais confortável em relacao ao Gremio. Foi pra cima, tentou, chegou a balancar as redes com Gustavo, mas o jogo já estava parado, pois o artilheiro Alex Mineiro, quem recebeu a bola e tocou para Diego Souza, que por sua vez deu para Gustavo marcar estava em posicao ilegal.
Alguns quilometros dali, no Olímpico, o Gremio marcou com o uruguaio Richard Morales. Chute, a bola desvia em Domingos e sobra para o centro-avante castelhano marcar, sem chances para o goleiro Douglas. O Gremio retomava a lideranca, com 56 a 54.
Sabendo do gol tricolor, o Palmeiras resolveu ir para cima do Figueira, mas não obtinha sucesso. O Gremio fazia a mesma coisa, chegando mais perto do segundo gol do que o Santos do empate. Porém, mesmo com tantas oportunidades não conseguia marcar. O Santos quase o fez em cobranca de escanteio. Quase um gol olímpico no estádio que leva este nome.
O jogo do Palmeiras era muito faltoso, com o Figueirense cometendo grande maioria das mesmas. Leandro fora advertido, porém, com cartão amarelo após falta dura, a qual poderia ter-lhe rendido uma expulsão. O Gremio insistia, mas não conseguia. Enquanto isso, na outra partida da noite, em Recife o Sport complicava ainda mais a vida do Vasco, fazendo 1xo. Depois, a equipe cruzmaltina empataria.
Assim o tempo foi passando, com o Gremio perdendo chances em POA e o Figueirense explorando contra ataques em seus domínios. No final do primeiro quase chegou a marcar, porém Marcos, o melhor goleiro do Brasil, saiu com precisão e impediu o que seria o primeiro gol da partida. Ao final do primeiro tempo nas duas partidas, o Vasco da Gama virava o jogo contra o Sport, Leandro Amaral denovo.
O Santos no final do primeiro tempo conseguia colocar uma pressão maior na equipe do Gremio, sem chegar ao gol.
A etapa final do jogo do Orlando Scarpelli comeca e cerca de 4 minutos depois, o do Olímpico. O Palmeiras se mostrava decidido a marcar e vencer o Figueirense fora de casa, porém não conseguiu traduzir em gols a vontade que tinha. O jogo esquentou, e Kleber quase foi expulso. No Sul, o jogo poderia muito bem estar 6x0 para a equipe da casa, mas os deuses do futebol quiseram que só estivesse um unico gol de vantagem. Assim os jogos caminharam para seus finais.
Se Palmeiras x Figueirense acabaram em 0x0 mesmo após a cabecada de Kleber que bateu na trave e no goleiro Wilson antes de sair, mesmo com as cabecas de Gustavo e Roque Junior que não entraram, mesmo com o Figueirense perdendo um gol sem goleiro, no Sul parece que os momentos finais carregavam tanto quanto, ou até mesmo mais emocao do que o resto da partidam que diga-se de passagem, ja havia sido excelente, valendo o ingresso para os torcedores que compareceram ao estádio gremista.
Aos 44 minutos, Carleto do Santos cobrou falta com forca e o goleiro Vitor mandou para escanteio. Na cobranca, Carleto ficou com a sobra e chutou. O zagueiro numero 14 do Gremio (não sei quem é) meteu a mão na bola. O juiz não marcou o penalti e deixou o jogo seguir. Aguardem sentados os que esperam um penalti aos 45 minutos do segundo tempo contra o time mandante, que vence por apenas um gol de diferenca e está diretamente na briga pelo titulo faltando cerca de 10 rodadas. No contra-ataque veloz, Fabiano Eller exagera na falta, recebe o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho. Comeca ai as reclamacões - com razão - da equipe santista, principalmente de um indignado Carleto, que se tornou um dos principais personagens deste final de jogo. Após quase 3 minutos de jogo interrompido, o Gremio tem que cobrar esta falta. Cobranca vem forte e Douglas bate roupa. No rebote, o Gremio marca seu segundo gol e fecha o placar, chegando a lideranca denovo, após a mesma passar 2 partidas nas mãos dos paulistas.
Outros resultados da noite:
Sport 2x2 Vasco - Ilha do Retiro.
O Brasileirão não realiza sua trigésima rodada este final de semana, pois a selecão brasileira entra em campo pelas eliminatórias.
Os líderes tem compromissos distintos na próxima rodada. O Palmeiras recebe o São Paulo em casa, jogo que será determinante para as aspiracões de ambos. Caso perca, ve o São Paulo o ultrapassar e o titulo fica mais distante. Se vencer praticamente sepulta as chances de um tricampeonato tricolor e se mantém na briga. Um empate é ruim para ambos.
O Gremio enfrenta a Portuguesa, também em São Paulo. Tem tudo para sair da capital paulista com 59 pontos.
Grupo A Schalke 04 (ALE) PSG (FRA) Manchester City (ING) Racing Santander (ESP) Twente (HOL)
Bem equilibrado este grupo, aposto no Schalke e no PSG. Apesar das contratações, o Man City não me empolga
Grupo B Benfica (POR) Olympiakos (GRE) Galatasaray (TUR) Hertha Berlin (ALE) Metalist Kharkiv (UCR)
Benfica e Galatasaray devem se sair melhor neste grupo
Grupo C Sevilla (ESP) Stuttgart (ALE) Sampdoria (ITA) Partizan Belgrade (SER) Standard Liege (BEL)
Cara de Sevilla e Stuttgart.
Grupo D Tottenham (ING) Spartak Moscow (RUS) Udinese (ITA) Dínamo de Zagreb (CRO) NEC Nijmegen (HOL)
Tottenham e Spartak são sempre forças consideraveis.
Grupo E Milan (ITA) Heerenveen (HOL) Braga (POR) Portsmouth (ING) Wolfsburg (ALE)
Milan com certeza passa e tem chances de levar o título, caso não de uma de Bayern, no ano passado. A segunda vaga fica entre os 4 times. Não tenho uma opinião sobre eles
Grupo F Hamburgo (ALE) Ajax (HOL) Slavia Praga (TCH) Aston Villa (ING) Zilina (SVK)
Hamburgo e Ajax tem de tudo para avançar com folga. O unico que pode jogar agua no chope dos dois é o Slavia Praga. Não acredito no Aston Villa
Grupo G Valencia (ESP) Bruges (BEL) Rosenborg (NOR) Copenhagen (DIN) St Etienne (FRA)
Valencia deve avançar, seguido pelo Copenhagen.
Grupo H CSKA Moscow (RUS) La Coruña (ESP) Feyenoord (HOL) Nancy (FRA) Lech Poznan (POL)
CSKA e Feyenoord levam vantagem, mas La Coruña não é de se desprezar.
Bom, Julio Baptista sofreu uma lesão e o técnico (?) da seleção brasileira resolveu chamar Alex, do Inter para os jogos contra a Venezuela e Colombia, validos pela 9ª e 10ª rodada das eliminatórias.
Alex merece. Vem jogando demais, ganhou muito destaque nos útlimos anos, quando foi campeão da Libertadores e Mundial pelo Internacional.
Bom, abro a página de um site de esportes e vejo como uma das principais matéria o meio-campista Zé Roberto dizer que está infeliz e quer sair do Bayern.
Bom, ou me engano MUITO, ou a mais ou menos 2 anos atrás disse a mesma coisa. Queria sair após o fracasso brasileiro na Copa do Mundo, na qual foi um dos principais jogadores canarinhos. Veio à SP, fez tratamento no São Paulo, mas acabou acertando com o Santos para o final daquela temporada e metade da de 2007, por empréstimo.
Ao final do contrato, dizia-se não muito feliz com o país, pois sua religião não era respeitada e a segurança não era muito boa. Até ai tudo bem, isso são problemas brasileiros, mesmo assim respeito a decisão dele. Na hora de voltar, acerta com quem? O mesmo Bayern que havia deixado um ano antes.
Volta a jogar lá e conquista o título alemão de 2007-08. Chega na temporada agora e se diz infeliz na Alemanha.
Oras, porque voltou então? Porque não ficou no Santos, onde era tido como ídolo? Porque não negociou com outra equipe européia? Será que isso tudo tem a ver com o fraco desempenho do Bayern no campeonato alemão, no qual ocupa apenas a 11ª posição?
Não sei. Sei que é melhor tomar cuidado, pois já tem bem seus 35 anos, e um time grande não o veria com os mesmos olhos. Zé a meu ver tem duas opções: Volta ao Brasil e encerra sua carreira ou é fadado a defender times pequenos ou até mesmo de países sem tradição alguma, como Savio, que joga no Chipre.
Zé Roberto continua sendo um excelente jogador, que se voltar ao país de origem será tido como ídolo até o fim da carreira. Poderia encerrar sua carreira jogando no clube que o revelou, a Portuguesa. Imaginou ele voltando e salvando a equipe do rebaixamento?
Hoje começou a fase final da terceira divisão do campeonato brasileiro. Até esse ano era a divisão mais inferior, porém para o ano que vem foi criada a Série D, espécie de 4ª divisão. A nivel de comparação, na Inglaterra o campeonato nacional tem até a 10ª divisão.
As equipes que compõe o torneio são: Duque de Caxias-RJ, Campinense-PB, Confiança-SE, Rio Branco-AC, Guarani-SP, Águia de Marabá-PA, Atlético-GO, Brasil de Pelotas-RS.
4 desses ai irão compor a segunda divisão nacional no ano que vem. Já foram realizados 3 partidas. Falta apenas Brasil x Rio Branco, postarei os resultados depois.
Minha aposta de quem sobe? Guarani irá reviver os tempos de Careca e Zenon e subirá; Rio Branco usará o fator casa e também subirá; Atlético-GO vem fazendo boas campanhas ao longo dos anos e será mais um goiano na 2ª divisão nacional; Águia de Marabá continuará surpreendo e logo será o principal time do Pará a nivel brasileiro.
Nem Renato Gaucho, nem Edmundo, nem Leandro Amaral nem São Januário andam salvando o Vasco.
Porém ao que tudo indica, o novo "regime" imposto por Mario Sergio no Figueirense (Os jogadores vão ficar concentrados num hotel até o final do campeonato, a fim de evitar o rebaixamento) está dando certo. Após empatar no Mineirão contra o Atlético, o o Figueira volta para Florianópolis com mais 3 pontos e uma goleada fora de casa.
Entrando em campo para tentar se livrar da incomoda lanterna do Brasileirão, o Vasco tinha como missão vencer em casa o Figueirense. Porém não o fez. Marquinhos abriu o placar para o Figueirense, aos 20 minutos da primeira etapa. Assim acabou o primeiro tempo. No segundo, mal começou o jogo e o ex-botafoguense Asprilla (O zagueiro), marcou o segundo para o Figueira. Marquinhos estava inspirado, e antes do vigésimo minuto da etapa final fez seu segundo gol no jogo. 3x0. Cleiton Xavier encerrou a cota do Figueira e fez 4x0. Uma senhora goleada no time que ano passado tardou a perder em casa.
O Vasco ainda tentou ir para cima e ao minuto 21 fez o primeiro do Vasco, com Leandro Amaral. Assim passou o jogo, com o Vasco caindo de quatro e ainda por cima segurando a lanterna, deixada em sua mão pelo rival também carioca, o Fluminense. Aos 42 minutos, Edmundo, símbolo da campanha vascaína, caso caia ou não, fez mais um gol, mas já era muito tarde. Final de jogo: 4x2 Figueirense. Agora, a equipe de Santa Catarina se livra da beira do rebaixamento e se aproxima da Zona da sul-americana. o Vasco, segura a lanterna do campeonato
Próximo compromisso do Figueirense será quarta feira, em casa, contra o líder Palmeiras. O Vasco faz o clássico contra o Botafogo no Estádio Olímpico João Havelange, ou Engenhão, como preferir . Jogadores do Figueirense comemoram um dos quatro gols da equipe
Goleiro e ídolo, Marcos foi homenageado com a camisa comemorativa numero 400, alusão ao numero de jogos pelo Palmeiras.
Alex Mineiro comemora o gol da virada Palestrina, que valeu a liderança do campeonato ante o Atlético-MG
O Palmeiras hoje conseguiu manter sua liderança, mesmo após sofrer o primeiro gol da partida.
O Verdão defendia a liderança pela primeira vez no campeonato. O fato é que ele tem o mesmo numero de pontos do que o Gremio (53), mas está na frente nos critérios de desempate.
Mesmo jogando em casa contra o Atlético-MG, mesmo começando na pressão o Palmeiras foi quem sofreu o primeiro gol. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Mauricio acabou vacilando, cortou para o lado errado e viu Marques recuperar a bola e tocar no meio da área. Gol de Renan Oliveira. O Botafogo fazia 1x0 no Gremio. Marques conseguiu ser expulso. Já tinha levado cartão amarelo, mas meteu a mão na bola em lance bobo, levou o segundo amarelo e o vermelho. Com um a mais o Palmeiras foi para o sufoco e não demorou muito para reverter a desvantagem.
Ainda no primeiro tempo as posições se inverteram: Alex Mineiro, o artilheiro, serviu Leandro, o assistente, que fuzilou o goleiro Juninho, 1x1. No Olímpico, o mesmo placar acontecia. Gremio 1x1 Botafogo
Na volta do segundo tempo, Denílson substituiu Elder Granja, e deu resultado. Aos 18 minutos da etapa final, o jogador fez boa jogada individual, levando a bola na base da força fisica. Fez um excelente cruzamento de trivela para Alex Mineiro, dessa vez em sua função, matar no peito e virar o placar para o time alvi-verde. O resultado voltava o Palmeiras na liderança, já que o Gremio virara o jogo pra cima do Botafogo.Ainda pressionando, o Palmeiras chegou ao terceiro gol. Kleber chutou forte, Juninho deu rebote e Denílson, o nome da noite chutou com o gol vazio para sacramentar a vitória do Palmeiras. 3x1 em casa, no jogo 403 de Marcos, mas foi apenas nesse jogo que ele entrou em campo com uma camisa comemorativa, com o numero 400.
A diferença entre o Palmeiras e o 3º colocado mantem-se em 4 pontos. O próximo confronto da agenda do Palestra é quarta feira, quando o Palmeiras viaja a Floripa, de belas praias e mulheres, para enfrentar um ameaçado Figueirense, que hoje decretou a mudança do lanterna do campeonato.
Outra novidade: torneios que já marcaram epoca ou ainda estão por ai. Hoje: Copa Sul-Americana. - 1992-1999 - 1998-2001 - 1998-2001- 2002-
Foi criada em 1992, como Copa Conmebol, para ser uma segunda força no continente americano. Naturalmente, teria proporções similares às da Copa da Uefa em relação à Champions League, na Europa.
O sistema de classificação também era parecido: Os primeiros 2 ou 3 times (dependendo do país) que não se classificassem à Libertadores da América jogaria a Conmebol. O primeiro torneio contou com 16 times, de 10 países. Eram eles:
Argentina: Deportivo Español, Gimasia La Plata e Velez Sarsfield Brasil: Bragantino, Fluminense, Atlético-MG e Gremio Chile: O'Higgins Bolívia: Oriente Petrolero Peru: Universitario Venezuela: Marítmo Colombia: Atlético Junior Paraguai: Olimpia Uruguai: Danubio e Peñarol Equador: El Nacional
O formato seria mata-mata, com jogos em casa e fora. Como na Copa Sul-Americana, a primeira fase incluia confrontos domésticos, dos paises com 2 ou mais equipes na competição. Sendo assim, avançaram às oitavas-de-final Peñarol, Gremio, Atlético-MG, El Nacional, Deportivo Español, Gimnasia La Plata, Atlético Junior e Olímpia.
Nas semi-finais, jogaram Atlético-MG, El Nacional, Olimpia e Gimnasia. A final foi entre Atlético-MG e Olímpia. Após vencer por 2x0 no Mineirão, o Atlético perdeu para o Olimpia em Assunção por 1x0, mas sagrou-se campeão da primeira edição da Copa Conmebol.
Em 1993, o formato seria o mesmo, e a distribuição de equipes também, com excessão do Brasil com 5 equipes e a Argentina com 2. Isso foi culpa do titulo do Atlético no ano anterior, que abriu mais uma vaga para o Brasil. Representaram o Brasil nesse torneio Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Vasco e Bragantino.
Os detentores do título avançaram ante o Fluminense na primeira fase, venceram nos penaltis por 4x2, após duplo 2x0, a favor do Atlético em Minas e do Flu no Rio.o Atlético avançou ainda até as semifinais, quando se degladiou com outro alvi-negro, o Botafogo. Foi eliminado e o Botafogo decidiu o título com o Peñarol, do Uruguai, naquela época já sem tantas glórias dos anos 60/70 e conseguiu levar o segundo titulo em 2 edições para o Brasil. Empate de 1x1 no Rio e 2x2 no Uruguai e nos penaltis 3x1 para o Fogão.
Assim seguiu o campeonato durante os anos, coroando como campeões o São Paulo, em 1994 em final contra o Peñarol, o Rosário Central em 1995, após o reverter um incrível placar de 4x0 em casa. Perde a primeira final para o Atlético-MG por 4x0 e venceu em Rosário por 4x0, ainda levou a melhor nos penaltis para tirar o título do Brasil pela primeira vez em 4 edições da competição. Em 1996 o campeão foi o Lanus, que derrotou o Independiente de Santa Fé, da Colombia, no que foi a primeira final sem times brasileiros. O melhor representante brasileiro então foi o Vasco, que caiu nas semfinais para os vice-campeões; Em 1997 o Atlético conseguiu seu bicampeonato, em final contra o Lanus, que buscava o bi. Neste ano, o numero de participantes subiu para 18, e o torneio continha uma fase preliminar entre times da Bolívia e Venezuela, que ganharam mais um participante cada. Em 1998 a Conmebol já tinha entrado em decadencia, e nesse ano começou a Mercosul, mas ainda houve torneio, vencido pelo Santos contra o Rosário Central. O ultimo ano da competição com nome de Conmebol foi em 1999. A competição perdia adeptos à copa Mercosul e a Merconorte. Para se ter uma idéia, em 99 os participantes brasileiros foram o CSA, São Raimundo, Vila Nova e Paraná Clube; Mas eles não fizeram tão feio, e o CSA foi à final competição. Não ganhou, de fato, perdeu para o Talleres de Córdoba, mas de qualquer modo é um resultado significativo para uma equipe que nem figura mais entre as 3 principais divisões brasileiras apenas 10 anos depois.
Mercosul e Merconorte
Com a decadencia da Conmebol, foram organizados outros campeonatos para o continete sul-americano. Seguindo os passos do bloco economico do Mercosul a Traffic, empresa de televisão resolveu organizar um campeonato com os clubes mais tradicionais de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, criando assim a Copa Mercosul. Colombia, Venezuela, Equador, Peru e Bolivia, convidando ainda depois times Mexicanos, Americanos e Costa-riquenhos para participarem. O real intuito porém da Copa Mercosul era originar renda devido aos direitos de imagem dos clubes participantes. Como não dava vaga em nenhum outro torneio, entrou em decadencia após apenas 4 edições.
A primeira delas foi em 1998. A Merconorte começou no mesmo ano. Ambos eram organizadas em grupos, diferentes da Conmebol. O primeiro vencedor da Mercosul foi o Palmeiras, que venceu a final contra o Cruzeiro. Um dos jogos das finais foi aquele épico 7x3, resultado que certamente mora na memória dos torcedores dos dois times. A merconorte por sua vez tinha apenas 12 times participando. O regulamento previa que apenas os campeões de cada grupo além do melhor segundo colocado fariam as semifinais. Assim foi e 3 colombianos (Atlético Nacional, Millionarios e Deportivo Cali) enfrentaram o El Nacional, do Equador, em partidas de mata mata. A final foi entre colombianos, e o Atlético Nacional bateu o Millionarios ficando assim com o título da Merconorte.
Em 1999, o Palmeiras chegou denovo a final da Mercosul, dessa vez contra o Flamengo, e perdeu. Na Merconorte, o regulamento foi mantido, e as semifinais foram entre Alianza Lima, do Peru e America, da Colombia e Independiente Santa Fé, também da Colombia contra o Caracas da Venezuela. A final denovo foi entre Colombianos, e desta vez quem se deu melhor foi o América de Cali.
2000, novo milenio e Sul-Americana termino outra hora
O time que foi campeão da Copa Européia (Atual Champions League) em 1979
Hoje estréio uma nova seção por aqui. Não que vá mudar algo, já que ninguem visita o blog. Mas vou contar sobre os grandes times, ou não tão grandes assim que já passaram por aí e sumiram. Estreiando hoje, o Nottingham Forest, da Inglaterra, bicampeão da Uefa Champions em 1978/79 e 1979/80.
História
Fundado em 1865, por um grupo de jogadores de Shinty, um esporte gaélico, ganhou seu primeiro torneio em 1898. Muito antes de se pensar em fazer um torneio assim no Brasil, mas ai é outra história. O título em questão foi a Copa da Inglaterra. A equipe bateu o Derby por 3x1. Porém o início do século XX não foi bom para os 'The Reds', que passaram grande parte da primeira parte do século na segunda divisão, tanto que em 1949 o clube chegou a cair para a terceira divisão, voltando em 1951 à segunda, e em 1957 a volta para a primeira divisão.
A equipe venceu a FA Cup em 1959. Seguiram-se anos de glórias, com vice campeonatos nacionais e semi-finais da FA Cup, em 1967. Mas o clube não conseguiu a manutenção de bons resultados e voltou à segunda divisão em 1972.
ERA CLOUGH
O jogo começou a virar quando o técnico Brian Clough e seu assistente Peter Taylor assumiram o comando do Forest. O treinador havia ganho destaque no Derby County ao vencer a liga em 1972. O técnico chegou ao clube em 6 de janeiro de 1975, para substituir Allan Brown. Sua estréia fora na terceira rodada da FA Cup, contra o Tottenham. Sua equipe venceu por 1x0 gol de Neil Martin. Na próxima temporada, o Nottingham conseguiu a terceira colocação na segunda divisão, e com isso o acesso.
Porém o que ninguém esperava era o sucesso repentivo que o time conseguiria nas próximas 3 temporadas. Logo na sua temporada de volta (1977/78) a equipe sagrou-se campeã da primeira divisão inglesa e conseguiu assim classificação à Uefa Champions de 1978/79.
Glória máxima: Uefa Champions League de 1979.
Comemorando o título após a final com o Malmö e camisa comemorativa da final.
A estréia do Nottingham foi uma parada dura. Ninguém menos que os atuais campeões europeus, o Liverpool. Após uma excelente vitória de 2x0 em seus domínios, coube aos Reds de Nottingham segurarem os Reds de Liverpool no Anfield. o jogo acabou 0x0 e o Nottingham avançou à proxima fase. Naquela época (até 1992-93) a UCL era jogada em fases de mata-mata e chamava-se copa Européia.
Na próxima fase, o tradicional AEK Athens não foi páreo para o Nottingham. A equipe inglesa venceu os adversários na Grécia por 2x1 e na Inglaterra por 5x1, classificando-se assim às quartas de final. Seu adversário seriam os suíços do Grasshopers. Não foi um adversário muito difícil. 4x1 em Nottingham, 1x1 na Suíça. Avançaram tambem o FC Koln, ao eliminar o Glasgow Rangers, o Malmö, da Suécia ao eliminar o Wisla Krakow e o Austria Wien ao eliminar o Dynamo Dresden, d Alemanha Oriental.
O Cerco começou a apertar e o confronto seguinte seria mais difícil. O Koln, da Alemanha endureceu em Nottingham e o resultado foi um empate em 3x3. Na outra semifinal, o Malmo segurava um empate em Viena com o Austria Wien por 0x0. Na segunda partida, heróica vitória do Nottingham por 1x0, e o clube que até a 2 temporadas atrás estava na segunda divisão chegava a final do torneio mais importante do mundo. Seu adversário seria o Malmö, da Suécia, que também obeteve uma vitória de 1x0.
A final da copa dos campeões de 1979 seria jogada em Munique, no Olympiastadion, dia 30 de Maio. O árbitro foi Erich Linemayer. A lotação do estádio, 57 mil pessoas. O Malmö jogou desfalcado de sua principal dupla de zagueiros e sem seu capitão, que havia quebrado o dedão em um treinamento.
Com seu uniforme Vermelho, e comandados pelo bom goleiro Peter Shilton e John McGovern, o capitão, o Nottingham viu um Malmö (que tinha uniforme camisa e meiões azul-claros e calções brancos) jogar na defensiva.
Com gol do número 7 Trevor Francis aos 45 minutos de jogo, o Nottingham fez 1x0 e foi campeão com esse resultado. O tradicional seria o Nottingham enfrentar o campeão da Libertadores da América, no caso o Olímpia do Paraguai em duas partidas. Os campeões europeus decidiram não participar, cedendo sua vaga aos vice-campeões do Malmö, que perderam por 1x0 e 2x1 e ficaram com o vice. Desse ano em diante ficou decidido que seria disputada apenas uma partida, no Japão e se chamaria Copa Toyota.
O Nottingham neste ano disputou com o Barcelona a final da Supercopa européia, e venceu por 2x1 no agregado, após 1x0 em casa e 1x1 fora.
1980: O bi do Nottingham.
John McGovern ergue o bi do Nottingham e o cartaz da final, que ocorreu em Madri, Espanha
Dessa vez defendendo o título, o Nottingham jogou a Copa Européia estreiando contra um time da mesma nacionalidade do que fora vice em 1979: O sueco Östers. conseguiu a classificação com um 2x0 em casa e um empate fora. Destaque da primeira fase foi o Ajax, que derrotou o Helsinki, da Finlândia por 8x1 em casa e 8x1 fora, fazendo um total de 16-2 no agregado. Incrível.
Nas oitavas de final os adversário seriam os romenos do Arges Pitesti. Não conseguiram impor resistencia. Resultado: 2x0 em casa e 2x0 fora. Outra vez destaque para o Ajax. Após vencer o Omonia, do Chipre, por 10x0 em casa, a equipe se deu ao luxo de perder de 4x0 fora. Pode-se imaginar o animo dos jogadores envolvidos.
Quartas de final, bi chegando perto, dessa vez o adversário vinha denovo do outro lado da Cortina de Ferro: O Dynamo de Berlim. Berlim do lado soviético. E o Nottingham saiu em desvantagem, perdeu em casa por 1x0. Tinha como obrigação virar fora de casa e o fez, 3x1, conseguindo um 3x2 no agregado. O Ajax mantinha suas goleadas. Empatou com o Strasbourg na França, porém em casa fez 4x0 e estava nas semifinais. A equipe holandesa buscava o quarto título, que viria porém em 1995. Juntaram-se aos dois o tradicionalíssimo e maior vencedor do torneio Real Madrid e o Hamburg, da Alemanha do lado capitalista.
O confronto mais esperado do torneio aconteceu. Os defensores do título, o Nottingham enfrentariam a sensação, o Ajax. O Real buscava seu sexto titulo contra o Hamburgo, que queria o primeiro. Primeiro jogo vitória dos donos de casa: O Nottingham fez 2x0 no Ajax e mostrava-se serio candidato ao titulo. Denovo. Os merengues derrubaram o Hamburgo por 2x0, no Santiago Bernabeu. Na volta, o Ajax bem que tentou, mas não conseguiu reverter o placar. Venceu por apenas 1x0 e não chegou à final. O Hamburgo, porém teve outro destino: um sonoro 5x1 no Real, eiria tentar impedir o Bi do Nottingham.
Por ironia do destino (ou não), o Real Madrid perdeu a chance de decidir o torneio em casa, já que a final seria cediada em seu estádio, com capacidade de 50 mil torcedores. A final foi dirigida pelo arbitro portugues Antonio Garrido, e ocorreu à 28 de Maio de 1980. 2 dias antes de se completar 1 ano do ultimo título do Nottingham.
O Nottingham mantinha a mesma base, com o goleiro Peter Shilton e o capitão McGovern, dessa vez jogando com a 7, ao contrário da 4 do ano anterior. No Hamburgo, destaque ao futuro treinador Felix Magath. O gol do escoces John Robertson, aos 21 minutos de jogo não só deu o bicampeonato ao Nottingham como também fez o time ingles se tornar o primeiro time a vencer o torneio europeu mais vezes (2) do que sua liga doméstica (1).
Dessa vez o Nottingham foi ao mundial, porém perdeu para o Peñarol, do uruguai, por 1x0 no que foi a primeira final no Japão.
Neste ano, nem a Supercopa ficou com o Nottingham. Mesmo com o empate no total de pontos e gols com o Valencia da Espanha, por 2x2, a equipe ibéria levou o titulo no critério de gols marcados fora de casa.
Nottingham em ação na final contra o Hamburgo, Madrid, 1980
Após os titulos europeus.
O time britânico não conseguiu o tricampeonato europeu em 1981. Fora eliminado logo na primeira fase, pelo CSKA Sofia, após um duplo 1x0. A equipe não voltou a conquistar um título ingles, mas foi à Copa da Uefa de 1984 após uma terceira colocação no nacional de 83. Na Uefa, conseguiu eliminar o Vorwarts Frankfurt, o PSV Eindhoven, Celtic e Sturm Graz, antes de ser eliminado pelo Anderlecht. Mais tarde ficou provado que a equipe belga havia subornado o árbitro do jogo. O resultado, porém não foi modificado. Justiça divina ou não, o clube perdeu a final nos penaltis para o Tottenham, também da Inglaterra.
Apesar de conseguir ficar em terceiro no campeonato nacional em 88 e 89, a conquista significativa do Nottingham veio em 1989, com a Copa da Liga Inglesa, após bater o Luton Town. Clough também levou para Nottingham o bi da copa da Liga em 1990, após vencer o Oldham Athletic.
Já em 1991, o Nottingham teve a chance de conquistar outra FA Cup, contra o Tottenham e chegou a sair na frente do placar, porém cedeu a virada. Forest chegou a sua terceira final da Copa da Liga em 4 anos em 1992, porém perdeu para o Manchester United, que começava sua hegemonia sob o comando de Alex Ferguson.
Fim da Era Brian Clough
Aconteceu em maio de 93, quando o torneio ingles ja se chamava Premier League. Após 18 anos no topo, o Nottingham foi rebaixado. O zagueiro do time campeão europeu de 79, Frank Clark veio para substituir Clough. Conseguiu voltar a primeira divisão em 94, após ficarem com o vice campeonato da Segunda divisão. No próximo ano, o Nottingham conseguiria seu ultimo resultado expressivo na Liga: uma terceira colocação, atrás apenas de Blackburn Rovers e Manchester United, conseguindo assim vaga na Uefa Cup, sem resultados expressivos.
Porém Clark não conseguiu manter a boa forma, e em 1996-97 com a equipe brigando para não ser rebaixada, foi demitido e o capitão da equipe, Stuart Pearce se tornou um treinador-técnico, mas durou pouco. Em março de 1997 o técnico do Crystal Palace Dave Bassett foi contratado. Não deu resultado e a equipe caiu. Mas conseguiu voltar como campeã da Segundona em 1998.
Trocando de técnico pela terceira vez em 5 anos, dessa vez Ron Atkinson foi contratado em meados de 99, mas a equipe já não era mais a mesma da era Clough e com péssimos resultados, destacando-se a goleada sofrida pela equipe perante o Manchester U., por 8x1 o Nottingham caiu. Denovo. David Platt assumiu o comando do time e gastou 12 milhões de libras em jogadores, o Nottingham não conseguiu voltar à primeira divisão, terminando por 2 anos no meio da tabela. Quando a equipe começou com problemas financeiros, Platt deixou o time e foi para a Seleção Sub-21 da Inglaterra.
Paul hart assumiu 2 horas após a saída de Platt e encontrou muitas dificuldades em um time sem dinheiro, terminando em 16º na primeira temporada. Com o clapso da ITV Digital, o Nottingham Forest se viu em uma crise financeira maior ainda. A solução foi vender os principais jogadores, e quase deu certo, por na temporada 2002-03 quase voltaram a primeira divisão, terminando em 6º nos playoffs, pois perderam para o Sheffield United. Quem entrou em colapso dessa vez foi o time e Hart foi sacado da equipe no início de 2004. A equipe foi incapaz de obter bons resultados e em dezembro de 2004, após entrar na zona de rebaixamento e Kinnear pediu demissão e a equipe foi rebaixado para a terceira divisão pela primeira vez em 54 anos.
Em Fevereiro de 2006 a equipe beirava a zona de rebaixamento para a 4ª divisão quando Megson pediu demissão e assumiram a equipe Frank Barlow e Ian McParland. Com eles, o Nottingham conseguiu 10 jogos de invencibilidade com 6 vitorias seguidas. Mesmo com a incrível recuperação, a equipe acabou em 7º lugar.
Com Colin Calderwood assumindo a equipe em 2006 e abrindo 7 pontos de vantagem na liderança da terceira divisão faltando 7 rodadas para o fim do torneio, o Nottingham começou a perder e acabou em 4º, tendo que disputar playoffs para garantir o acesso. Yeovil Town seriam os adversários. Tudo parecia correr bem, 2x0 no primeiro jogo. No segundo porém, a ''casa caiu''. Aos 38 minutos do segundo tempo, o jogo estava 1x1 e o Nottingham ia se classificando, porém cedeu gols e acabou perdendo de 5x2, ficando mais um ano na terceirona.
Em 2007-08 tinha que dar. Começaram sem vencer os 6 jogos competitivos, mas conseguiram grandes sequencias de vitórias e invencibilidade, o Forest chegou a liderança no Natal. Em 2008, a equipe perdeu rendimento fora de casa e chegou a ficar 11 pontos do segundo colocado, após vencer apenas 1 jogo em 7. A terceira colocação levava o time aos playoffs mais uma vez. Mas o Forest revertou o placar e após o troco no Yeovil, vencendo por 3x2 conseguiu o acesso, o primeiro em 10 anos. Nessa temporada, o Nottingham conseguiou ficar 24 jogos de 46 sem levar gols.
Agora na segunda divisão, contratou nomes de relativo peso, como Paul Anderson, que chegou a defender o Liverpool, em busca de reviver os bons tempos da era Brian Clough, ou pelo menos voltar a primeira divisão.
Uniforme atual do Nottingham.
Principais títulos:
Copa Européia: 1978-79 e 1979-80
Supercopa: 1978-79
Campeonato Ingles: 1977-78
FA Cup: 1898, 1959
Copa da Liga: 1989, 1990
Estádio:
Cirty Ground, 30,602 pessoas
Rivais:
Notts County, Derby County e Leicester City
Curiosidades:
O Nottingham é o unico clube a vencer a Copa dos Campeões mais do que seu campeonato nacional. Também é o unico campeão a jogar a terceira divisão nacional.
6 ex-jogadores ou técnicos do Nottingham estão no Hall da Fama do futebol Ingles: Brian Clough, Roy Keane, Viv Anderson, Ian Wright, Dave Mackay e Peter Shilton.
O uniforme do Independiente, da Argentina é baseado no do Nottingham e foi desenhado após uma turne argentina em 1907.
Nottingham Forest foi o primeiro time a marcar 7 gols como visitante na Premiership, contra o Sheffield Wednesday, em 1995.